O Ministério Público Federal (MPF), em Mato Grosso, instaurou inquérito civil público para apurar suposto uso irregular do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) no Estado, por parte do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), durante as eleições do ano passado.
De acordo com a denúncia, o deputado utilizou irregularmente em 2012, da aparelhagem do CRECI, na intenção de promover a sua candidatura na disputa eleitoral à Prefeitura de Cuiabá.
O MPF abriu o inquérito civil, no último dia 25, - antes era apenas um processo administrativo -, para levantar mais informações sobre o caso, já que segundo o órgão, o caso é complexo.
Importante destacar que na corrida eleitoral para a Prefeitura da Capital, o presidente do CRECI – MT, Ruy Pinheiro, declarou que a instituição iria apoiar a candidatura e que com Guilherme no comando do Palácio Alencastro, o CRECI só teria a ganhar.
“Após várias audiências com toda a diretoria do CRECI – MT, foi decido o estreito apoio ao candidato. Tenho certeza que com Guilherme à frente do Palácio Alencastro, vamos formar um grupo cada vez mais coeso e engajado para o fortalecimento da profissão e a garantia de uma segurança nas transações imobiliárias", disse o presidente do CRECI na época.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado chegou a ser investigado pelo Ministério Público Eleitoral por ter beneficiado a campanha eleitoral do vereador eleito, Faissal Calil (PSB). Na época, o presidente do Creci enviou e-mail institucional aos profissionais registrados na autarquia federal, com o objetivo de garantir apoio ao candidato, alegando que, caso eleito, o mesmo seria o representante político do conselho na Câmara Municipal de Cuiabá.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).