11 de Janeiro de 2025
11 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 19 de Julho de 2016, 12:19 - A | A

Terça-feira, 19 de Julho de 2016, 12h:19 - A | A

Eleições 2016

MPE sugere TAC com partidos e coligações para evitar abuso de poder econômico

Termo visa evitar a possibilidade de “caixa dois”, poluição sonora e a boca de urna

Redação VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs aos partidos e coligações do município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) que seja firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para evitar a possibilidade de “caixa dois”, poluição sonora e a boca de urna disfarçada nas eleições municipais.

De acordo com o MPE, no acordo extrajudicial estão estabelecidas regras relacionadas à propaganda eleitoral, contratações de cabos eleitorais, gastos com campanhas, entre outros temas.

De acordo com o promotor Eleitoral, Rinaldo Segundo, a iniciativa tem como objetivo limitar e determinar condutas que imputam abuso de poder econômico.

Segundo ele, no TAC, os representantes dos partidos e coligações assumirão obrigações como não utilizar carros de som durante todo o período da campanha; contratar no máximo 10 cabos eleitorais não podendo esses segurar bandeiras em vias públicas.

No acordo também ficará estabelecido que as coligações e partidos se comprometerão a contratar apenas um fiscal por urna, sendo esse exclusivamente para a coligação majoritária.

Para o representante do Ministério Público as medidas são necessárias a fim de se baixar o custo das campanhas eleitorais em momento de crise, visa ainda, evitar poluição sonora e visual, gastos excessivos, o endividamento dos candidatos e o “famoso caixa dois”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760