26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 10 de Setembro de 2023, 17:42 - A | A

Domingo, 10 de Setembro de 2023, 17h:42 - A | A

reforma eleitoral

Minirreforma eleitoral deve ser votada esta semana: entenda o que pode mudar

Relatório deve ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira (13)

Carlos Oliveira/VGN

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que a minirreforma eleitoral deve ser votada na próxima semana. O parecer do grupo de trabalho (GT) responsável pelo tema deve ser votado nesta segunda-feira (11). A votação em plenário está prevista para a próxima quarta-feira (13). O relatório foi elaborado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

Para que as novas regras entrem em vigor nas eleições municipais de 2024, elas precisam ser sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o dia 6 de outubro, portanto, o Senado terá cerca de três semanas para apreciar o texto.

Segundo o relator, a votação do parecer estava prevista para acontecer na semana passada, mas foi adiada devido ao excesso de sugestões recebidas em audiências públicas, dos partidos políticos e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Pereira Júnior, dentre alguns pontos que devem ser mantidos no relatório estão a antecipação do período de registro de candidaturas, a simplificação do processo de prestação de contas e da propaganda eleitoral, e uma melhor definição dos crimes de violência política contra a mulher.

Outras mudanças previstas são a liberação de doações a candidatos por meio de Pix, a possibilidade de que deputados possam mudar de partido dentro da mesma federação, o fim da exigência de recibo eleitoral manual (com a substituição total pelo modelo eletrônico).

O grupo deve evitar temas polêmicos, apostando em pontos para os quais haja maior consenso, para facilitar a aprovação da minirreforma a tempo de valer para o pleito municipal de 2024.

Entenda as principais propostas da minirreforma eleitoral

Federações partidárias - As federações partidárias estrearam nas eleições de 2022, mas a minirreforma eleitoral quer estabelecer uma união mínima de quatro anos entre os partidos, ou seja, duas eleições. A proposta também prevê que as federações sejam estabelecidas até seis meses antes da eleição.

Um dos pontos da minirreforma é permitir mudanças de partido dentro de uma mesma federação sem que os parlamentares percam o mandato. Outra proposta é que os efeitos de contas partidárias sejam tratados de forma isolada, para evitar que pendências de uma sigla prejudiquem a federação como um todo. 

Calendário eleitoral - A minirreforma eleitoral pretende antecipar o período de registro de candidaturas para que a Justiça Eleitoral tenha mais tempo para analisar os pedidos e julgar as impugnações. O projeto também prevê uma data limite para que os partidos apresentem as candidaturas femininas, com o objetivo de garantir que as mulheres tenham acesso aos recursos obrigatórios desde o início da campanha.

Prestação de contas - O texto propõe o fim da exigência de recibo eleitoral manual, com a substituição total pelo modelo eletrônico. Além da simplificação de prestação de contas, especialmente para empregados terceirizados que são contratados para atuar em campanhas eleitorais.

Financiamento por Pix - Como meio de se atualizar às novas tecnologias, a minirreforma eleitoral prevê que apoiadores possam fazer doações de qualquer valor para as campanhas via Pix, mecanismo que não é liberado atualmente.

Candidaturas femininas - A minirreforma também quer caracterizar em lei as condutas que configuram fraude à cota de candidaturas femininas imposta aos partidos. Além de ajustar o Código Eleitoral para descrever melhor as condutas tipificadas como crime de violência política contra a mulher.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760