Organizar a rede estadual de ensino para cumprir a meta de, em cinco anos, erradicar o analfabetismo e elevar a qualidade da Educação mato-grossense entre as 10 melhores do país, essa é a missão designada pelo governador Mauro Mendes (DEM) aos profissionais que compõem as Diretorias Regionais de Educação (DREs) ou “Mini Seduc”.
Mauro Mendes destacou que as “Mini Seducs” terão o papel de organizar e gerenciar toda rede de Educação no Estado de Mato Grosso, que atualmente conta com 727 escolas, 400 mil alunos e quase 40 mil professores.
“Essas diretorias regionais ou mini Seduc serão uma extensão da Secretaria, estarão mais perto das escolas, dos professores e alunos, para que toda infraestrutura e área pedagógica possa funcionar e ao final atingirmos a meta, nós estabelecemos que daqui 5 anos iremos erradicar o analfabetismo no Estado e colocar Mato Grosso entre as 10 melhores Educação do país, já que hoje nós ocupamos a 22ª pior Educação do ensino médio”, declarou o governador à imprensa, nessa terça-feira (18.01).
Leia maia: Mendes defende início de ano letivo 100% presencial e sem exigência do cartão de vacina
Especialmente sobre o Mais MT Muxirum, programa que visa erradicar o analfabetismo em cinco anos, Mauro afirmou que em razão da pandemia, houve pouca evolução e Mato Grosso segue com 6% da população analfabeta. “Ano passado retomamos com força total um projeto chamado Muxirum que não foi criado por nós, na administração anterior, mantivemos o programa e triplicamos o recurso e investimentos, para cumprir a meta de erradicar, segundo dados da Unesco, é ter menos que 3% da sua população analfabeta, isso significa erradicar e queremos atingir essa meta em 5 anos”, destacou o governador.
DREs - A criação das diretorias foi instituída por meio da Lei nº 11.668 e sancionada no dia 11 de janeiro de 2022. As diretorias ficarão distribuídas em 15 polos, contam com 15 diretores, 15 diretores adjuntos, 90 coordenadores regionais e 72 assessores pedagógicos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).