O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), em entrevista na manhã desta quarta-feira (04.11), lamentou que a disputa eleitoral entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido) prejudique a compra da vacina contra Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.
“Hoje existe uma disputa clara pelas eleições, o que eu acho lamentável, parece que estão olhando muito mais para as eleições presidenciais de 2022 do que para os problemas desse momento. E ai fica essa disputa entre João Doria e Jair Bolsonaro, pode até disputar, mas não pode colocar os interesses da população brasileira em 2º plano”, disse Mauro à Rádio Capital FM.
Mendes pediu que os presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) intermedeiam um diálogo com o Governo Federal. Para o governador, o interesse da população precisa ser colocado em 1º lugar.
“Nós tivemos há algum tempo uma reunião com o ministro da Saúde, com todos os governadores e lá ficou acordado que o Governo Federal iria incluir essa vacina no Plano Nacional de imunização e dois dias depois fomos surpreendidos com a declaração do presidente dizendo que não iria comprar nenhuma vacina, dizendo que não iria comprar do Butantan. Isso causou bastante estranheza com um monte de gente, porque estamos pedindo ao Congresso, aos políticos e partidários para que intermedeiam um diálogo para que o interesse da população em ter uma vacina, em vencer esta doença, possa ser colocado em 1º lugar. Acreditamos que o bom senso vai imperar”, afirmou Mendes.
Porém, Mendes avaliou que o Governo Federal já está mudando a postura: “O Governo já está autorizando o Instituto Butantan que é de São Paulo (...). Então acreditamos que com essa intermediação do Congresso, com bom senso de todos, com nosso presidente, todo mundo, no final nós vamos ter essa vacina e vamos superar esse difícil momento que o país e que o mundo está vivendo com a Covid-19”, disse Mendes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).