27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023, 16:27 - A | A

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023, 16h:27 - A | A

Em reunião com Lula

Mendes defende desburocratização de leis para permitir mais investimentos do setor privado no Governo

Mauro Mendes exaltou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por convidar os governadores para discussão

Adriana Assunção/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), em entrevista nesta sexta-feira (27.01), exaltou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em convidar os governadores para discutir um pacto federativo para o Brasil, bem como, sugeriu medidas que destravam a burocracia e políticas públicas que permitem investimento da rede privada. 

"Que isso possa ser uma prática continuada. Todos devemos nos esforçar para construir uma agenda em prol do país, em prol da nação brasileira", disse Mauro em entrevista à CNN.

Em mais de três horas de reunião, Mauro contou que foi solicitado uma agenda para projetos estruturantes, mas segundo ele, o Brasil não tem dinheiro para investir em grandes obras pelo país, e sugeriu que fosse feito uma agenda, que não dependesse de dinheiro público.

“Que é uma agenda de obras, projetos e ações que dependem muito mais de vontades, de marcos regulatórios, são concessões, é o licenciamento ambiental neste país que é muito lento. Se formos competentes para destravar essa agenda, o mercado, a iniciativa privada, tem apetite para investir em centenas de projetos em todo país”, destacou Mendes.

É muito positivo e temos que reconhecer como louvável esta posição do presidente Lula de chamar os governadores para um diálogo

Ele avalia que “a agenda pode fazer com que o Brasil cresça de 2% ou 3% nos próximos os anos, em todas as regiões brasileiras.”

Leia também: Riva diz que crime cometido por filho de Bezerra poderia ter sido evitado e pede esclarecimentos à polícia

Já sobre as perdas com ICMS dos Estados, Mauro avaliou que o tema é muito sensível e ressaltou que executar as políticas fiscais corretas – gastar menos do que arrecada ou gastar menos do que ganha – ajudam os Estados e a própria União recuperarem a capacidade de investimento.  

Leia mais: Riva diz que crime cometido por filho de Bezerra poderia ter sido evitado e pede esclarecimentos à polícia

“O equilíbrio fiscal dos Estados brasileiros é algo extremamente importante. A política fiscal de uma nação, de um Estado é fundamental, para você fazer investimentos, porque no final do dia, muita gente talvez não entenda isso, o que é política fiscal, mas nada mais é do que você gastar menos do que você arrecada, quando faz isso, sobra dinheiro para fazer investimento”, disse Mauro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760