20 de Outubro de 2024
20 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 15 de Maio de 2020, 13:06 - A | A

Sexta-feira, 15 de Maio de 2020, 13h:06 - A | A

parado há 10 anos

Mendes assina ordem de serviço para construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de VG

Edina Araújo/VG Notícias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, assinou nesta sexta-feira (15.05) a ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso, em Várzea Grande.

Pela segunda vez em três anos, a ordem de serviços para construção do Parque Tecnológico em Várzea Grande é assinado. Na gestão do então governador Pedro Taques (sem partido) ele assinou a ordem de serviço com a promessa que estaria pronta em 12 meses.

Em 07 de maio de 2018, o então secretário de Ciência e Tecnologia, Domingos Sávio, criticou o antecessor de Taques, alegando que a obra estava há mais de 10 anos no papel e chegou a ser usada como “promessa política” de antigos gestores.

No entanto, na manhã desta sexta-feira (15,05), o senador Jayme Campos (DEM) revelou durante a assinatura da ordem de serviços no Palácio Paiaguás, que naquela oportunidade, o secretário havia confidenciado a ele, que assinou a ordem serviço, mas não havia recursos e nem orçamento para ser executada a obra. A assinatura não havia passado, segundo o senador de estelionato e chamou de 171.

O governador Mauro Mendes (DEM), disse que em sua gestão, todas as obras, somente são lançadas quando há previsão orçamentária e recursos para iniciar e conclui-las. Ele disse que se um secretário ousar desrespeitar esta ordem terá sérios problemas.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, lembrou que o projeto estava parado há mais de 10 anos e que há três, o antecessor de Mendes havia anunciado, justamente, na ocasião do aniversário de Várzea Grande, mas que não havia escritura, nem licenciamento e de fato só estava no papel.

Borgato apresentou uma lista de 18 empresas interessadas em investir em tecnologia em Mato Grosso no setor do agronegócio.

Jayme Campos destacou que Várzea Grande ganhou dois presentes do Governo de Mato Grosso em 24 horas. A ampliação das instalações do Hospital Metropolitano e a ordem de serviços para construção do Parque tecnológico.  “Governador, há três anos mais ou menos, foi aplicado o famoso 171. Com todo respeito que tenho ao ex-governador, nós fizemos um belo ato, com a presença de autoridades, empresários e lançaram a obra, deram a ordem de serviço, veio o secretário de Estado, e me pediu que falasse com o governador para mandar empenhar, porque não tinha empenho e nem um centavo de real. Ou seja, não tinha absolutamente nada, nem o documento da área onde seria construído o Parque tecnológico. Hoje de fato e de direito se concretiza”.

Jayme Campos falou em nome da prefeita Lucimar Campos e se colocou a disposição do Governo no que for necessário para a realização da obra.

Mauro Mendes disse que em tempos pretéritos, o Parque Tecnológico foi lançado com honras e pompas, com centenas de pessoas, grande atos, grande festa, mas não passou de “grande fake News, uma grande mentira”. Nós não gostamos desta prática, nós abominamos esta prática e tenho certeza que o cidadão abomina. Para dar ordem de serviços temos que ter certeza, não é com orçamento que é uma obrigação legal, mas que teremos o recurso para começar e terminar a obra. “Quando iniciamos nossa administração em 2019, Mato Grosso tinha sob a responsabilidade do Governo, 500 obras paradas, fora aqueles convênios com as Prefeituras. Grande parte destas obras já foi retomada, algumas já finalizamos”.

Mauro destacou que o Governo resgatou a credibilidade, paga os fornecedores em dia, honra os compromissos. “Em um ano e quatro meses, depois de tudo que fizemos, conseguimos recuperar este Estado. Em janeiro de 2019, o Governo estava quase quebrando, hoje estamos com as contas em dia, centenas de obras reiniciadas, pagando nossos empreiteiros e fornecedores em dia, fazendo aquilo que é correto com o dinheiro público, devolvendo com serviços à sociedade. A tecnologia é o caminho para o futuro. Nenhuma nação se prospera se não tiver esta vertente tecnológica. Mato Grosso é um grande celeiro de oportunidades para empresas investirem em tecnologia na área do agronegócio”.

Obra – A empresa BK Construções e Incorporações, com sede em Cuiabá, será responsável pela execução da obra. Pelo serviço a empresa receberá R$ 8.746.855,12 milhões e o prazo de conclusão é de 24 meses.

Área - De acordo com a Lei 4.138/2016, publicada no Jornal Oficial dos Municípios (AMM) que circulou em março de 2016, a Câmara Municipal autorizou o Poder Executivo receber área da empresa Ductievicz Incorporadora Ltda, para doar ao Governo do Estado destinado às Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, e, de Ensino Superior Público Estadual – o Parque Tecnológico.

“Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a receber em doação da empresa DUCTIEVICZ INCORPORADORA LTDA. EPP, área de 8,0000 hectare (80.000m²) situada no lugar denominado “Chapéu do Sol”, nesta cidade, a ser desmembrada da Matrícula n.º 81.635, registrada no Primeiro Serviço Notarial e de Registro, destinada às Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, e, de Ensino Superior Público Estadual”, diz trecho da Lei.

 Veja vídeo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760