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Política Sexta-feira, 19 de Maio de 2017, 15:27 - A | A

Sexta-feira, 19 de Maio de 2017, 15h:27 - A | A

BR-163

Medeiros critica BNDES por financiar empresa falida e não liberar recursos para terminar duplicação da BR-163 em MT

Adriana Assunção/VG Notícias

Agência Senado

senador Medeiros

 Medeiros critica BNDES por financiar empresa falida e não liberar recursos para terminar duplicação da BR-163 em MT

O senador José Medeiros (PSD) usou a tribuna do Senado Federal, em sessão desta sexta (19.05), para criticar os prejuízos financeiros recebidos pelo Brasil, com a corrupção, segundo ele, causada por delatores que financiaram uma empresa falida com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), enquanto a BR-163, em Mato Grosso, padece sem recursos para terminar sua duplicação.

De acordo com Medeiros, os prejuízos foram causados pelos próprios delatores, que negociaram suas liberdades.

“Não podemos conceber, por exemplo, que o sujeito pegue R$8 bilhões do BNDES para uma empresa que estava falida, dê um prejuízo recentemente de quase R$800 milhões para o BNDES, para a Nação, e o meu Estado esteja lá com a BR-163, que precisa de um empréstimo do BNDES de menos de R$2 bilhões para terminar a sua duplicação, e não consiga, porque as filigranas das leis e regulamentos não possibilitam isso”, criticou.

Conforme Medeiros é preciso regulamentar os acordos de delação, condicionando ao tamanho do prejuízo causado ao país. “É preciso haver alguma proporcionalidade entre o mal que o sujeito causou à Nação e o acordo que ele vai fazer depois. Eu fico muito indignado, de ver o sujeito que causou esse prejuízo, morando na 5ª Avenida, não responder por nada, por ter feito gravações dos outros”, disse e completou: “nós precisamos regulamentar isso! Não tirar a ferramenta da persecução criminal do Ministério Público ou da Polícia Federal, mas precisamos regulamentar”, finalizou.

Medeiros vem cobrando a liberação de recursos por parte do BNDES. Segundo o senador, o BNDES tem disponível mais de R$ 150 bilhões, porém não libera os recursos para terminar a duplicação da BR-163, que envolve também o Pará.

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