O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), em entrevista nessa quarta-feira (27.05) comentou sobre a indicação do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli para o Prêmio Nobel da Paz 2021.
Ele foi indicado na última terça-feira (26), em coletiva organizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).
Mendes destacou as pesquisas iniciadas por Alysson Paolinelli, implantadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos anos 70, criou tecnologia para a chamada agricultura tropical – considerada a revolução na Agricultura na produção de alimentos.
“Produzir alimentos é muito importante, porque as grandes guerras que aconteceram na humanidade foram pela busca de alimentos, foi pela garantia da segurança alimentar e quando você garante alimentação para as pessoas você estabelece a paz. Por isso, eu acho que ele é um homem que merece realmente o Prêmio Nobel da Paz”, declarou o governador ao Canal Terraviva.
Leia também: Variante indiana preocupa Mendes: "dados apontam 3ª onda da Covid-19 em MT"
Para o governador, o atual presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, ao liderar a agricultura tropical no cerrado brasileiro contribuiu com o desenvolvimento de Mato Grosso.
“Tudo que foi feito na década de 70, toda aquela inovação que a Embrapa fez, e ele foi o grande precursor disso, fez com que o Brasil, toda nossa resiliência, apesar de todos os problemas que nós temos internos no Brasil e nós sabemos que são grandes, o agronegócio brasileiro e o agronegócio da agricultura familiar desenvolvida no cerrado, ele realmente tem salvado nosso país e gerado muitas oportunidades”, exaltou o governador.
O Comitê Nobel Norueguês, formado por pessoas indicadas pelo congresso da Noruega, recebe as indicações de todo o mundo para a premiação. Até outubro, o Comitê realiza uma análise mais profunda das indicações. O Prêmio Nobel da Paz 2021 será entregue na primeira quinzena de dezembro, em Oslo, Noruega.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).