A candidata ao Governo de Mato Grosso, primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV), apresentou em seu Plano de Governo o compromisso de terminar as obras do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande. A primeira-dama encabeça a chapa que tem o engenheiro civil, Vanderlúcio Rodrigues (PP), a vice pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PV, PT e PC do B, e apoio do PSD, PP e Solidariedade.
Márcia registrou a candidatura nessa segunda-feira (16.08) e já disponibilizou as principais propostas de Governo da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas’, para a Educação, Segurança Pública, Saúde, Cultura e Esporte Lazer, Agricultura Familiar e o compromisso com os servidores públicos estaduais.
Caso eleita governadora de Mato Grosso, para infraestrutura, Márcia afirma que irá investir em construção de habitações populares, promover a Regularização Fundiária, urbana e rural, apoiar os consórcios rodoviários intermunicipais e desenvolver Programas de Pavimentação Urbana e Sinalização em parceria com os municípios.
Aos servidores públicos, consta entre os compromissos da candidata, reestruturar o quadro de servidores nas diversas áreas, a partir do redimensionamento das necessidades, com prioridade para realização de CONCURSOS e conceder o índice de Reajuste Geral Anual (RGA) integral anualmente. “Rever a forma de taxação dos aposentados e pensionistas, visando a valorização daqueles que deram seu sangue pelo Estado e promover encontros e atividades com os servidores aposentados.”
Leia também: "Dizer que ciúmes de mulher mata é uma forma preconceituosa e machista", responde Janaina a Emanuel
Como compromisso à Saúde, consta entre os compromissos da candidata a conclusão todas as obras da saúde em andamento ou planejadas, construir e equipar um novo Pronto-Socorro para Cuiabá, em parceria com o município, fortalecer, em parceria com os municípios, a atenção primária, secundária e terciária, visando a construção sólida das redes de atenção à saúde.
Ao Esporte e Lazer, consta ações para incentivo e realizações de eventos esportivos, em parceria com os municípios, direcionados às pessoas idosas e pessoas com deficiência, bem como, atividades para explorar o potencial turístico do Estado estimulando a realização de eventos de esportes radicais e estimular a criação de parques.
À Cultura, estão entre os compromissos, o incentivo às manifestações Culturais Populares e de Identidades que representam a formação do povo que compõe o Estado de Mato Grosso e o fortalecimento da livre expressão artística e a diversidade cultural de modo a preservar o patrimônio cultural do nosso povo que aqui nasceram e dos que escolheram Mato Grosso com seu lar.
As propostas também destacam ações em âmbitos como Educação inclusiva e participativa, assistência social afetiva, promoção e defesa dos Direitos Humanos, bem como, apresenta compromissos a indústria e comércio para geração de emprego e renda, desburocratizar e incentivar a cadeia produtiva. “Definir estratégias para a implantação dos eixos logísticos de competitividade regional.”
Para a Agricultura Familiar estão entre os compromissos, ampliar os investimentos do FETHAB para setor da Agricultura Familiar e ampliar a atuação da EMPAER na prestação de assessoria para os pequenos produtores.
À Segurança Pública conta entre os compromissos, fortalecer e apoiar os servidores que atuam em toda a segurança pública do Estado; Capacitar, apoiar e estimular as forças de segurança no combate à criminalidade e apoio às vítimas; fortalecer e priorizar a política de policiamento solidário; fortalecer o Sistema Estadual de Inteligência; equipar o Instituto Médico Legal; fortalecer a regionalização e ampliar a rede de prevenção.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).