20 de Novembro de 2024
20 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 15:19 - A | A

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 15h:19 - A | A

Em encontro com reitores

Lula promete tirar Educação “das trevas”: “Vamos provar que filho de pedreiro pode ser engenheiro”

Estamos saindo das trevas para voltar a luminosidade de um novo tempo, disse Lula em referência a gestão Bolsonaro e o descaso com a educação

Lucione Nazareth/VGN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (19.01) a falta de diálogo do Governo de Jair Bolsonaro (PL) com os reitores e reitoras de universidades e institutos federais de todo o Brasil, e que seu o Governo [Lula] simboliza a “saída das trevas para a luz”.

A declaração ocorreu durante encontro com os representantes das universidades e institutos federais em que foram discutidas novas perspectivas do Ensino Superior do país.

“Nunca consegui compreender a dificuldade que um presidente tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano. A única explicação é o medo de que fariam reivindicações”, disse Lula.

Ele acrescentou: “Tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação. (...) Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Então nós estamos começando um novo momento. Estamos saindo das trevas para voltar a luminosidade de um novo tempo”.

O presidente disse ainda que o foco do seu Governo será mostrar para o mundo “que o Brasil não nasceu para ser um eterno país em desenvolvimento, mas para ser um dos exemplos em investimento na educação”.

“O Brasil nunca será grande se não virarmos a página para fazer o que já fizemos, provar que um filho de pedreiro pode ser engenheiro, pode ser médico. O que precisamos é dar oportunidade. [...] Nossas universidades não devem estar preocupadas só com os problemas que acontecem dentro das salas de aula. Elas também têm que estar preocupadas com os problemas que acontecem da porta pra fora, nas cidades, nos bairros. A gente não forma as pessoas só com lei proibitiva. A gente forma as pessoas com educação. Não pensem que eu vou escolher os reitores que eu gosto. Quem tem que gostar do reitor são os funcionários da universidade, os estudantes. E todos os anos teremos reuniões para os reitores me cobrarem, cobrarem do ministro. Eu não farei nada sozinho, faremos juntos”, disse Lula aos reitores.

Leia Também - Ministério da Cultura libera quase R$ 1 bilhão em recursos da Lei Rouanet bloqueados por Bolsonaro

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760