VGN / VG Notícias

Lúdio revelou que já conseguiu três assinaturas para instauração do pedido de CPI da Pandemia
O deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou nessa quarta-feira (11.08) que sua intenção não é tentar “politizar” o alto índice de mortes por Covid-19 em Mato Grosso, e sim apurar porque o Estado superou a taxa de mortalidade de outros como Amazonas, que ficou conhecido internacionalmente por liderar ranking no número de óbitos pela doença.
Na terça-feira (10.08), o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo classificou como “campanha política” o pedido de Lúdio para instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando apurar ações e suposta omissão do Governo do Estado no combate à pandemia.
Leia Mais - Gilberto classifica como "campanha política" CPI da Pandemia apresentada por Lúdio
Lúdio disse que está tratando o assunto com a responsabilidade que sempre tratou a pandemia, e que inclusive já teve oportunidade para politizar a questão, mas não o fez e que jamais agiria dessa forma em relação ao tema.
"Se eu quisesse me aproveitar do problema que o Estado enfrentou para politizar eu teria feito isso, mas eu não fiz em nenhum momento. A proposição da CPI é resultado de um processo de amadurecimento ao longo deste tempo. Eu tenho utilizado outras ferramentas de enfrentamento e em defesa da população. Mas, existem questões que requerem instrumentos mais fortes para ter acesso aos dados”, declarou.
Ele mandou um recado ao secretário de Saúde: “O secretário de Saúde pode ficar tranquilo que o tratamento será técnico, de epidemiologistas para identificar com profundidade porque Mato Grosso alcançou este resultado. Produto do acaso. Mato Grosso teve a infelicidade de por acaso ser o Estado com maior mortalidade por Covid-19 à frente do Rio de Janeiro, de Rondônia, e do Estado do Amazonas que esteve sempre nas atenções mundiais com relação ao número de óbitos. É isso que pretendemos apurar”.
Além disso, o parlamentar revelou que até o momento três deputados, além dele (Lúdio) assinaram o pedido de CPI, sendo eles: Valdir Barranco (PT), Delegado Claudinei (PSL) e João Batista (PROS).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).