Com 35 páginas, o “programa de governo” do candidato ao governo do Estado, médico Lúdio Cabral (PT), apresenta projetos voltados para a saúde, segurança e educação.
De acordo com o “programa de governo” do petista, protocolado na Justiça Eleitoral, ele pretende, se eleito, inserir um modelo de gestão voltado para o desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística, e governamental.
Para o setor da Saúde, o candidato visa a aproximação entre o Estado e os municípios objetivando o fortalecimento do papel do gestor frente às políticas de saúde no que diz respeito à cooperação técnica, ao processo de planejamento e gestão sob a ótica da regionalização e a estabilização dos repasses financeiros estado-municípios.
Lúdio que é médico de formação pretende aprimorar as políticas de atenção básica, da atenção especializada, conceder apoio à Rede de Atenção às Urgências, e das condições relacionadas às violências e causas externas, garantindo o primeiro atendimento e os demais pontos de atenção via SAMU, UPAS e hospitais, e central de regulação articulada a todos os pontos da rede; promoção da atenção integral à saúde da mulher e da criança; retomar a gestão dos Hospitais Regionais; além de uma estruturação de uma rede inter-setorial e interinstitucional de apoio a pessoas com dependência química.
Na Educação, o petista pretende desenvolver projetos especiais para ampliar e qualificar melhor o atendimento às modalidades: Educação Especial, EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Comunidades Quilombolas; ampliação do número de funcionários das escolas, ampliar os recursos destinados aos CEFAPROS (Centro de Formação e Atualização de Professores), permitindo intensificar as atividades de pesquisa das realidades vividas pelos professores de cada região, além da valorização dos servidores da educação.
Na Segurança Pública, o candidato tem projeto de investir em equipamentos e pessoal. Na Assistência Social, visa o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social/SUAS, e ampliação do programa de acesso à moradia, de geração de emprego e renda, além de programas de proteção às populações em situação de vulnerabilidade social, visando sua promoção e criando novas oportunidades.
Na Cultura, tem como projeto de governo, oportunizar ao cidadão o acesso à Universidade Popular Comunitária e aos programas de Cultura e Tecnologia; criar linhas de crédito para compra de equipamentos que viabilizem a produção e mesmo o acesso à informação (internet, TV a cabo, livros etc.);
Na área de Esporte e Lazer, o petista projeta investir em espaços esportivos modernos e adequados para grandes eventos, desenvolver projetos de esporte e lazer comunitário; buscar mais recursos públicos para o setor; além de fomentar o esporte comunitário.
Lúdio visa ainda promover o programa estadual “Agroindustrialização” para agricultura familiar; investimento em estradas e armazenamento de produtos; investimentos no turismo, tecnologia da informação, valorização e formação do servidor público e o incentivo na preservação do meio ambiente de Mato Grosso. Clique aqui e confira na íntegra o Plano de Governo do petista.
Mais planos de governo – Amanhã (10.07), o VG Notícias irá apresentar o Plano de Governo do candidato pelo PHS, jornalista José Marcondes Muvuca. Na sexta (11) o plano do candidato Pedro Taques (PDT) e no sábado o do candidato pelo PSOL, José Roberto de Freitas Cavalcante.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).