23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 10:59 - A | A

Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 10h:59 - A | A

definição outubro

Lúdio anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá e cita Rosa Neide no páreo; “vamos buscar um consenso”

O nome do candidato que irá concorrer a Prefeitura de Cuiabá deve ser anunciado apenas em outubro

Gislaine Morais & Kleyton Agostinho/VGN

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (31.08), anunciou ser pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, mas ressaltou que o nome final será definido e levado à Nacional do PT apenas em outubro. Conforme o deputado, além do seu nome, o partido também tem a ex-deputada federal, professora Rosa Neide como pré-candidata à Prefeitura da Capital.

Lúdio explicou que conversou com Rosa Neide na última terça-feira (29), em Brasília, e decidiram que vão trabalhar e assim buscar construir uma posição de consenso. Ele disse que também terão pesquisas, avaliações, na base do partido, para saber quem pode melhor representar os projetos do PT, ou seja, a partir desse conjunto de critérios políticos, alguns mais objetivos, outros mais subjetivos, mas em diálogo, será construído uma posição de unidade, e chegará a definição.

“Começo uma nova etapa agora, a qual é consolidar esse propósito nas instâncias partidárias e no diálogo com os partidos que estão no nosso arco de aliança nacional. Conversei bastante com a professora Rosa Neide e o nosso entendimento é que daqui até outubro, quando teremos que levar a posição do PT para a direção nacional, buscaremos estabelecer uma posição de unidade do PT”, frisou.

O deputado disse que antecipar o processo eleitoral de 2024, já tinha ficado claro com a visita da deputada Gleisi Hoffmann à Cuiabá em junho e também bem evidente na reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília, na segunda (28), além das ações implementadas pelo Governo Lula, em função de toda atenção que ainda existe decorrente da disputa polarizada de 2022.

Outro ponto citado pelo petista, é em relação à resolução nacional do PT, que aponta para reeleição do presidente Lula em 2026, consequentemente apontando a necessidade de 2024 nas Capitais, nas cidades que tem segundo turno, que tem geradoras de TV e cidades polos, a importância de o Partido dos Trabalhadores protagonizar as disputas eleitorais. Lúdio ressaltou, que considera o fato do partido estar em uma federação com o PCdoB e PV.

“São os partidos que inicialmente precisamos estabelecer diálogo, e depois um esforço para uma aliança dos partidos de esquerda que estão no campo popular, federação Rede, PSOL, com o PCB, com o PCO, e com os partidos de centro – centro-esquerda que estão no nosso arco de aliança, PSB, PDT e PSD. Então a gente inicia esse caminho a partir de agora”.

Questionado quanto a questão da gestão do atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), pelo fato da deputada Gleisi citar em sua visita à importância da parceria com o MDB e o vice ser do PV, partido da federação, mas a opinião do deputado de ser contra essa continuidade de gestão afeta em algum sentido, o petista disse estar na companhia do presidente Municipal do PT, que é oposição ao Emanuel, e ambos têm uma leitura crítica da realidade de Cuiabá, e vão se posicionar no campo da mudança, construção e projeto novo para cidade.

“Respeitamos o prefeito, respeitamos a postulação do vice-prefeito José Roberto Stopa. É legítimo que o prefeito defenda a sua gestão, defenda o seu legado, mas o posicionamento do PT é um posicionamento de mudança e nós construiremos um projeto de mudança para Cuiabá porque para além de toda essa questão que envolve a articulação dos partidos há a realidade que a população de Cuiabá vivência hoje de muita dificuldade para ter os seus direitos realizados no município, muitos problemas estruturais que são crônicos e ainda não superados, o principal deles saúde”, concluiu Lúdio Cabral.

Assista entrevista coletiva na íntegra:

Leia também

Presidente da AL/MT critica tratamento diferenciado a ex-policial que matou advogada: "Ele é um bandido"

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760