Em meio a embates e discursos acalorados, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desistiu nesta sexta-feira (26.02) de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) cria novas regras para a imunidade parlamentar. Na sessão extraordinária da tarde de hoje ele anunciou a criação de uma Comissão Especial para debater o tema.
A decisão de Lira foi adotada após deputados federais questionarem alguns pontos da PEC cobrando uma melhor explicação, como também do rito-relâmpago de tramitação na Câmara sem passar por Comissões da Casa de Leis.
Além disso, outro ponto abordado pelos parlamentares foi a repercussão negativa da opinião pública sobre a proposta exigindo melhor esclarecimento sobre o tema para que eles não fiquem “mal vistos” perante a sociedade.
“Coletivamente, nós não conseguimos nos entender hoje. E não será atropelando o regimento que o faremos. Determino a criação de uma comissão especial, que os líderes façam a indicação dos seus membros até segunda-feira e essa comissão será instalada com o mesmo rigor da discussão de que temas importantes nesta casa mereçam ser tratados”, disse Lira ao anunciar retirada da PEC.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).