27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 14:23 - A | A

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 14h:23 - A | A

Rumo a 2024

Líder em pesquisa, Botelho comemora e aguarda definição no União Brasil

A pesquisa revelou que Botelho lidera em todas as simulações de intenção de voto para a Prefeitura de Cuiabá

Rojane Marta & João Victor/VGN

O deputado estadual Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024, recebeu com alegria os resultados da pesquisa do Instituto Gazeta Dados, divulgada hoje (22.11). A pesquisa revelou que Botelho lidera em todas as simulações de intenção de voto para a Prefeitura da capital mato-grossense em 2024.

Segundo a pesquisa, na modalidade estimulada, Botelho alcança 21% da preferência dos cuiabanos. Abilio Brunini (PL) aparece com 17%, Lúdio Cabral (PT) com 12%, Wilson Santos (PSD) 7%, José Roberto Stopa (PV) 4%, Fábio Garcia (União) com 3%, Juca do Guaraná (MDB) com 2%, e o pastor Marcos Ritela (PRD) com 1%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 21% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Ao comentar os resultados, Botelho destacou a satisfação em ver que a população cuiabana reconhece seu potencial como pré-candidato. Ele ressaltou ser um começo e muitas mudanças ainda podem ocorrer no cenário político. O deputado expressou a importância de manter o nível e, possivelmente, crescer ao longo do processo eleitoral para alcançar o segundo turno.

Quanto à disputa interna no partido União Brasil, onde Botelho enfrenta resistência do presidente da sigla, governador Mauro Mendes, ele afirmou que aguarda uma reunião com o chefe do executivo para definir os rumos. Botelho destacou que, se não houver entendimento no partido, está aberto a outras possibilidades, inclusive filiar-se ao PSD.

“Espero que o governador ou o grupo reveja. Se não rever, que me liberem, não tenho problema nenhum. Eu não estou fazendo pré-campanha em nome de ninguém. Eu não estou dizendo que sou pré-candidato de A ou de B. Sou pré-candidato de Botelho, de Deus e do povo. Então eu não tenho essa preocupação de ser candidato de Mauro, ser candidato de Emanuel, ser candidato de Lula, ser candidato de Bolsonaro. Eu não sou candidato de nenhum deles. Sou candidato de Deus e do povo”, destacou.

Sobre a possibilidade de uma pesquisa qualitativa, conforme sugerida por Mendes, para definir o nome que representará o União Brasil na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2024, Botelho afirmou ser importante, mas não pode ser desprezada a pesquisa quantitativa, que representa a vontade da população. Ele ressaltou que a qualitativa é subjetiva e fornece uma tendência do que pode acontecer.

“Avalio que a qualitativa ela é importante também, mas não pode desprezar a quantitativa, porque a quantitativa é numérica, ela é a vontade que expressa nas ruas da população. E a qualitativa ela dá uma tendência de quem pode crescer, o que pode acontecer, e ela não é numérica, ela é subjetiva”.

Questionado sobre as declarações do deputado Fábio Garcia, que afirmou que as portas da União Brasil estão abertas para sua saída, Botelho disse que aguarda a reunião com o governador para definir sua posição. Se liberado pelo partido, Botelho afirmou que aceitará e ressaltou que sua pré-candidatura é independente de apoios externos. “O Fábio não é o presidente, mas se ele quiser me liberar, pode ele fazer a carta que eu aceito”.

Botelho também comentou sobre as críticas do pré-candidato deputado federal Abilio Brunini (PL), destacando que continuará focado em seu trabalho, ressaltando suas ações em áreas como esporte, regularização fundiária e programas sociais. Ele afirmou que a população reconhece quem trabalha com propostas e não apenas quebra vidraças, bem como, reforçou seu compromisso em construir uma Cuiabá mais verde, com trânsito eficiente e uma mobilidade urbana agradável, buscando o orgulho dos cuiabanos em sua cidade.

“A população está vendo quem trabalha com proposta e quem trabalha só quebrando vidraça, só jogando pedra. Então, o meu trabalho será continuar na construção, em entregas, procurar o melhor, procurar construir Cuiabá, procurar trabalhar para reflorestar a Capital para voltarmos a ter uma cidade verde, com trânsito bom, voltar a ter uma mobilidade urbana agradável, e voltar a ter uma cidade que orgulhe os cuiabanos”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760