Nestes próximos dias, na iminência de se afastar do comando do Paiaguás para acompanhar a esposa que fará tratamento de saúde, o governador Mauro Mendes terá pelo menos duas preocupações: uma de ordem pessoal, outra de caráter político.
Assessores e pessoas próximas ao governador veem com relativa apreensão esses fatos e observam que ele está abalado, como é natural, com o estado de saúde da primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que será submetida a cirurgia nos próximos dias para iniciar um tratamento de saúde em São Paulo. Mas deixar o Governo por alguns dias não são a tão inquietante quanto à questão de saúde.
O cenário se repete. Em 2014, quando cumpria o seu mandato na prefeitura de Cuiabá e era impelido a se afastar do Alencastro para tentar o governo, quando tinha uma aprovação popular de boa para melhor, ele terminou se afastando alguns dias para tratamento de saúde da mulher, que fez transplante de rim e ele mesmo foi o próprio doador. Dois anos depois, abdicou da disputa ao governo, quando seria eleito, segundo as pesquisas — que apontavam um índice de 84% de aprovação.
Com o início do tratamento da esposa, mais uma vez Mauro Mendes se afastará do comando do Estado para acompanhá-la, mas mesmas pessoas próximas acreditam que será por um período muito curto.
_“Ele manterá o ritmo e estará na campanha à reeleição, com contatos e com os modelos que a tecnologia permitem de estar sempre em contato com seus secretários”, diz um aliado próximo, com ligação forte com ele e a família.
O mesmo assessor também observa que o momento é delicado e seja qual for a direção que Mauro tomar será uma decisão compreensível, que melhora, inclusive a sua imagem perante os cidadãos.
Mesmo decidindo-se em manter o andamento de governo, o governador certamente adiará algumas agendas de governo que exijam sua presença e dilatará prazos para outros projetos que estão em curso ou que estão próximos de serem lançados. Mas no final, nada muda em termos administrativos.
_“O quadro de saúde da primeira-dama exigirá decisões nesse sentido, mas não irão comprometer o desempenho do governo e nem o andamento da campanha, sendo ele o candidato ou não”, observa outro auxiliar próximo. O tratamento de saúde de Virgínia Mendes também influenciará no trabalho que ela desenvolvendo, atraindo admiradores e ganhando elogios pelos resultados obtidos na condução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social.
Todos os programas liderados por Virgínia tem objetivo de amparar famílias carentes, estimulando empregos e fazendo eventos com o intuito de transferência de renda.
_“A Virgínia é uma pessoa inquieta e dinâmica, e seus projetos, sempre com bons resultados e números, sofrerão paralisação em alguns casos, mas estão muito bem delineados, ao ponto de continuarem o caminho, até que ela se restabeleça”, afirma um dos servidores que trabalham diretamente com ela.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).