O prefeito Kalil Baracat (MDB) em entrevista ao No Ar com Geraldo Araújo, disse que a Prefeitura de Várzea Grande está com diversas tratativas para melhorar os problemas com a falta de água na cidade.
Kalil destacou que a Prefeitura pretende, primeiro, trabalhar com a produção de água e depois resolver os problemas de vazamentos. Ele também diz que mesmo com o investimento já em andamento, é preciso ter paciência pois as obras são subterrâneas e geram mais transtornos.
“Esse problema não é de hoje, e nós estamos buscando investimentos na produção de água para diminuir essa intermitência de três, quatro, cinco dias. Vamos produzir água e depois combater os vazamentos, e vamos estar recuperando, ampliando, e melhorando a rede de abastecimento. Mas isso custa caro e são obras subterrâneas, então os investimentos são maiores ainda e geram transtornos. Toda obra gera um transtorno, principalmente obra de saneamento básico”, afirmou.
O prefeito também mencionou que com a construção das novas ETAs, Várzea Grande terá água de sobra, pois as ETAs Cristo Rei e Ulisses Pompeu de Campos deixaram de abastecer grande parte da cidade, dando espaço para as novas.
“Com a construção do ETA Cristo Rei, não precisamos mais dividir a água do ETA Ulisses Pompeu de Campos com essa região, que antes era dividida, e por isso faltava água. Com a ETA da Barra do Pari, os quais são 250 litros por segundo, nós vamos ter água de sobra para atender toda aquela região e mais a estação que está sendo construída na Imigrantes que atende aquela outra região, então vai ter água de sobra em Várzea Grande”, contou.
Kalil Baracat disse ainda que além da água, a Prefeitura vai investir mais de R$ 90 milhões em saneamento básico. Ele afirma que é necessário trabalhar na questão do esgoto da cidade, até mesmo para cuidar do Rio Cuiabá.
“Além de investir na água, também vamos investir mais de R$ 90 milhões em saneamento básico. Vamos dobrar a produção de esgotamento sanitário, coleta e tratamento. Até porque precisamos preservar o nosso rio Cuiabá. Então, passando essa primeira etapa de produção de água, nós vamos investir na criação de reservatórios, ampliação e recuperação de rede. E nós vamos conseguir universalizar a água de Várzea Grande com esse recurso do PAC”, finalizou.
Leia Também - Em reunião com Botelho, Chico 2000 sugere unir AL e Câmara para obter dados da Saúde e Intervenção
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).