O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) o único dos 11 constituintes de Mato Grosso que ainda continua no exercício político recebeu na manhã desta quarta-feira (09.10) uma homenagem acompanhada de uma Medalha Assembleia Nacional Constituinte de prata por sua atuação e contribuição nos trabalhos da Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988.
Os constituintes do Estado de Mato Grosso que participaram dos trabalhos da elaboração da Constituição ou já vieram a falecer ou já não estão mais em atividade política.
De acordo com o parlamentar democrata que contribuiu de forma expressiva para a elaboração da Carta Magna, ele relata especialmente, sua satisfação pelo capítulo 225.
“Fico muito feliz em ter contribuído com a elaboração do capítulo VI, da Constituição Federal, que representa verdadeira revolução na política ambiental do Brasil”, relata.
Segundo o parlamentar, pela primeira vez na história política, a Carta Magna tratou do assunto em um capítulo específico.
“Tratamos na elaboração do artigo 225 o ambiente como um bem público, um direito fundamental do cidadão. E destacamos como obrigação do Estado e da sociedade promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado, para o bem comum para assegurar às futuras gerações, o que já se ensejava, o desenvolvimento com sustentabilidade. Enfim, nós constituintes ao elaborar, este capítulo, tivemos como premissa que a segurança ao meio ambiente se traduz em proteção da própria espécie humana”, afirma o Constituinte.
A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados, com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Oportunidade m que vários parlamentares constituintes receberam homenagem.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).