deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) será o representante oficial para presidir os trabalhos da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Mesa Redonda sobre telefonia móvel em Cuiabá, nesta segunda-feira. Na audiência será discutido com o presidente Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o secretário de Telecomunicações do ministério das Comunicações e representantes das empresas: Oi, Tim, Vivo e Claro, os problemas da má prestação de serviços de telefonia móvel ao Estado de Mato Grosso.
“Em função do baixo número de antenas de telefonia móvel existentes em Cuiabá e em todo o Mato Grosso, a população paga por um serviço que não recebe. Também é pequena expansão de fibra ótica para dar cobertura às ligações e serviços de internet. Tem 56 localidades no Estado que não são atendidas pelo serviço de telefonia. além de áreas que hora sofrem verdadeiros apagões pela falta de sinal. Isto é um absurdo”, avalia Júlio Campos.
De acordo com o parlamentar democrata, que foi relator do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e deu parecer pela destinação de 20% dos recursos do fundo. Ele também defende que parte dos recursos deste rico fundo que hoje acumula R$ 13 bilhões e 942 milhões para colaborar na estruturação e expansão dos serviços de telefonia móvel e banda larga.
O requerimento para realização do evento é de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), subscrito por outros 21 parlamentares, entre eles, os deputados Júlio Campos (DEM-MT) e Eliene Lima (PSD-MT).
“A telefonia celular é um dos itens que mais vêm apresentando ocorrências nos órgãos de defesa do consumidor. As principais reclamações vão de celulares entregues com defeitos à cobrança abusiva, passando pela recusa injustificada de prestar o serviço, além de problemas de sinal”, argumenta Wellington Fagundes.
Já confirmaram presença o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende; o secretário de Telecomunicações do ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.
Participarão do evento também, os representantes da Frente Parlamentar Municipalista, e comporá a Mesa das discussões o Coordenador Geral da Frente Parlamentar Municipalista na Assembleia Legislativa, deputado estadual, Ezequiel Fonseca que reiterou a importância da aplicação do recurso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), destinado a cobrir a parcela de custo aos programas, projetos e atividades visando a universalização do serviço telefônico à população de baixa renda e em locais remotos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).