Alvo de reclamações por parte do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e até mesmo de um pedido de boicote à sua rede de supermercados, o grupo Carrefour recebe incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado.
A rede está mais presente no Estado por meio da companhia Atacadão S.A., proprietária dos supermercados homônimos, espalhados por diversas cidades de Mato Grosso. Ao todo, existem 12 lojas do Atacadão no estado. Já a marca Carrefour, menos difundida, conta com apenas uma unidade, localizada em Sinop.
O grupo empresarial francês se envolveu em uma polêmica recente ao anunciar que não compraria mais carne produzida no Mercosul, em uma medida protecionista voltada a dificultar o acordo comercial em negociação entre o Mercosul e a União Europeia. Esse acordo, que seria benéfico para os produtores brasileiros, está em discussão desde 1999, mas enfrenta resistência de agricultores franceses.
Após o anúncio do Carrefour sobre a suspensão da compra de carne, Mauro Mendes lançou uma campanha pedindo que a população boicotasse as lojas da rede. “Respeitamos o direito do Carrefour de selecionar os seus fornecedores, entretanto, se o Brasil não serve para vender carne para eles, então essa empresa não deveria ser bem vista aqui”, declarou o governador.
O vídeo divulgado por Mendes repercutiu rapidamente entre os seguidores do Governo do Estado e acabou ganhando destaque até na imprensa nacional. Nesta sexta-feira (22.11), Mauro Mendes participou de uma entrevista à CNN, onde reforçou o pedido de boicote.
O que o governador não mencionou, contudo, é que a empresa recebe incentivos fiscais relacionados a diversos produtos, incluindo a carne, que foi o motivo central do debate.
Incentivos Fiscais
A companhia Atacadão S.A. é beneficiária de incentivos fiscais que incluem a isenção de tributos sobre arroz, feijão e banana em estado natural, nas saídas internas de produtos de origem mato-grossense. Este incentivo tem previsão de vigorar até 2032.
Além disso, a empresa também recebe isenção fiscal para a comercialização e industrialização de peixes e jacarés, incluindo suas carnes e partes, com validade até 2027.
Outro benefício concedido pelo governo estadual ao Atacadão é a redução da base de cálculo de impostos sobre crisálidas ou pupas de borboletas, frutas frescas em estado natural, mel e seus derivados.
A redução de base de cálculo também se aplica à comercialização de farinha de trigo e outros produtos, embora mais detalhes sobre essa categoria não tenham sido apresentados.
Veja aqui a lista completa dos incentivos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).