A juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela custódia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu nesta segunda-feira (16.04), decisão autorizando um grupo de senadores em visitarem o petista na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba (Paraná).
Lula está preso desde a noite do dia 07 de abril deste ano, na sede da PF, em Curitiba (PR). Ele se entregou à polícia para começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês, após ser condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.
Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou a realização de diligências por parte de membros da Comissão para verificar as condições da prisão do ex-presidente.
Na decisão desta segunda, Carolina Lebbos autorizou a visita, mas deixou claro que desconhece qualquer “informação de violação a direitos de pessoas custodiadas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba”.
Ela apontou que a Comissão deverá comunicar quais serão os senadores que deverão participar da visita, levando em consideração “a necessidade de preservação da segurança e funcionamento do estabelecimento”.
Porém, na decisão a magistrada não deixa claro se os senadores poderão manter contato com Lula ou se a visita ficará restringida a vistoria nas dependências da Superintendência da Polícia Federal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).