27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 30 de Maio de 2023, 17:22 - A | A

Terça-feira, 30 de Maio de 2023, 17h:22 - A | A

Estado superavitário

Jayme Campos expõe falta de oferta de energia e preços elevados em Mato Grosso

Jayme também questionou ao diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa sobre os preços "fora da casinha” praticados em Mato Grosso

Adriana Assunção/VGN

O senador Jayme Campos (União-MT), destacou em  reunião da Comissão de Infraestrutura nesta terça-feira (30.05) a falta de oferta de energia para a instalação de grandes empreendimentos em Mato Grosso. Durante a reunião, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, foi questionado pelo senador sobre esse problema.

Jayme Campos ressaltou que, apesar de Mato Grosso ser um dos grandes produtores de energia, com usinas instaladas, o Estado enfrenta a escassez de energia disponível. O senador relatou que recebe reclamações constantes de empresários que desejam estabelecer novos empreendimentos, como plantas frigoríficas, mas enfrentam dificuldades devido à falta de energia.

“Lamentavelmente tem várias regiões que o crescimento não está avançando, porque quer instalar indústria, mais empreendimentos, mas não temos energia em oferta. Recebo reclamações quase toda semana de empresários que me procuram e falam: quero fazer uma planta frigorífico ou qualquer outro empreendimento, mas não tem essa energia em oferta”, declarou o senador.

A declaração do senador mato-grossense foi para questionar Sandoval Feitosa que apontou uma condição superavitária na oferta estrutural e conjuntural de energia. Segundo Sandoval, “está sobrando energia no Brasil”, porém, em Mato Grosso os empresários relatam a falta do serviço.

“Várias regiões do nosso Estado hoje nós não temos a oferta dessa demanda. Hoje pelo que me consta está exportando energia através do sistema integrado, através da linha de transmissão. Qual a saída que temos? É a empresa Concessionaria do Estado, distribuidora que é a Energisa, que não está oferecendo essa linha de transmissão, essa oferta ou é problema da Aneel, onde está, onde não está”, questionou Jayme.

O senador considerou as reclamações dos empresários como "muito graves" e também expressou preocupação com os altos preços da energia em Mato Grosso, mesmo sendo um grande produtor. Ele destacou a necessidade de novos investimentos na área.

Como um Estado que produz tanta energia tem uma energia mais cara do Brasil. Fico indignado 

“Temos uma das energias mais caras do Brasil. Precisa fazer novos investimentos, hoje é feito pouco, quase é nada e não sei porque a energia é cara e o povo está pagando. O índice de preço reduziu sobremaneira. Havia 10, 15%, hoje não passa de 3,4% e eles vão lá e mete a tesoura”, argumentou.  

Além disso, Jayme Campos posicionou-se contrário à construção de usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá, enfatizando que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado indeferiu as licenças para essas obras. O senador defendeu a preservação desse patrimônio natural e ressaltou a importância da Aneel como agência reguladora, esperando que ela cumpra sua missão de forma transparente e em benefício da sociedade brasileira.

Leia também: Vereadora critica cobrança de interdições em Cuiabá sem saber que lei foi criada por Mauro Mendes 

“O Rio Cuiabá é o maior patrimônio que nós mato-grossenses o temos, infelizmente estão confundindo, nessa possibilidade do interesse econômico preservar o interesse social – a própria Sema que é o órgão ambiental – já de bate pronto indeferiu essa possibilidade de construção de usinas hidrelétricas no rio Cuiabá, de qualquer forma, eu espero que a Aneel seja de fato uma agência regulamentadora, que cumpra sua missão de fiscalizar com rigor, sobretudo, de forma transparência, republicana, para que de fato a sociedade brasileira seja beneficiada”, declarou o senador.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760