22 de Fevereiro de 2025
22 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 05 de Outubro de 2021, 11:26 - A | A

Terça-feira, 05 de Outubro de 2021, 11h:26 - A | A

Outubro rosa

Janaina Riva cobra implantação do “‘mamóvel’ em MT

Mamóvel tem objetivo de atender a demanda de mulheres pelo exame

Rojane Marta/VGN

VGN / VG Notícias

 DEPUTADA JANAINA RIVA

 Janaina Riva destacou importância do mamóvel para atender a demanda de mulheres pelo exame  

 

 

No mês de conscientização para o controle do câncer de mama – Outubro Rosa -, a deputada de Mato Grosso, Janaina Riva (MDB), reforça e cobra do Governo a necessidade de implantar o “mamóvel” no Estado.

A lei que implanta o sistema de mamografia móvel, o “mamóvel”, de autoria da deputada, foi promulgada pelos deputados estaduais em julho deste ano. O “mamóvel” tem objetivo de atender a demanda de mulheres pelo exame, de maneira itinerante, em diversos municípios de Mato Grosso. A norma aguarda regulamentação do Governo do Estado.

Conforme Janaina, há uma dificuldade na realização de exame gratuito de exame de mama e por isso é importante a regulamentação do mamóvel.

“A gente tem lutado com o Governo para regulamentar o projeto do mamóvel, pois, imagine, está difícil na Capital e na baixada, calcula a dificuldade que a gente enfrenta no interior do Estado. Então, muito município tem pedido para gente, até porque aumentou o número de mulheres na política, nós temos muitas mulheres vereadoras e a maioria tem cobrado mamóvel, mas sabemos que o mamóvel tem que ser utilizado via consórcio, por isso que o projeto do mamóvel é tão importante e a gente cobra muito do Governo essa regulamentação, para atender vários municípios e assim a gente não ficar com o aparelho de uso esporádico, um aparelho tão caro como esse que pode salvar vidas” destacou.

Leia Também - VG cria programa que incentiva contratação de mulheres vítimas de violência

Sobre a parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o MT Mama, Janaina destaca como importante, e o assunto “câncer de mama” é tratado como prioridade na Casa de Leis.

“Hoje o assunto do câncer de mama é muito falado, a ALMT tem colocado isso como uma pauta prioritária. A gente sabe que o câncer de mama é factível de cura, desde que diagnosticado precocemente, então, essa parceria com a Assembleia toda rosa, as campanhas institucionais veiculadas, são com o objetivo de salvar mais vidas com diagnostico precoce. O MT Mama é um grande parceiro, e essa parceria nós pretendemos ampliar junto com os agentes de saúde nas unidades básicas para ajudar no diagnóstico e incentivar as mulheres a fazerem o autoexame, são formas de diagnosticarmos o quanto antes essa doença que pode ser combatida desde que diagnosticada de forma precoce” ressalta.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760