A deputada Janaina Riva (MDB) avaliou em entrevista à imprensa nessa quarta-feira (16.11), que a emenda constitucional (PEC 2/2021), que proíbe a reeleição do presidente e primeiro-secretário de disputar novamente a Mesa Diretora, não será suficiente para garantir sua candidatura. Para Janaina, uma disputa com o atual presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (União) e o atual primeiro-secretário, Max Russi (PSB) é desigual.
“Para que eu vou disputar se sei que hoje é praticamente impossível reverter uma situação onde você tem dois deputados que já estão na Mesa e são candidatos. Tenho dito: se eu vier ser presidente ou secretária, isso é algo que quero mudar, inclusive quero ampliar os poderes das demais Secretarias, porque hoje a Casa é governada só por dois”, disse a deputada.
Qualquer outro candidato aqui, não consegue concorrer em condição de igualdade com os dois. E isso é muito maléfico para Casa
Contudo, ainda que a própria Assembleia tenha aprovado a PEC 2/2021, que proíbe a reeleição do presidente e primeiro-secretário na eleição imediatamente subsequente dentro da mesma legislatura, Janaina observa que isso poderá ser novamente alterado. Segundo ela, qualquer mudança depende dos novos eleitos.
“Temos uma PEC na AL que diz que o presidente e o secretário do primeiro biênio não podem concorrer no segundo biênio, mas nós sabemos também que ela pode ser mudada, pode ser alterada. Então, dependerá dos deputados que foram eleitos, eu tenho dito isso a eles, a base tem cobrado muito isso. Temos que fazer diferença para o futuro, não dá para toda vez ficar nessa”, declarou.
Eu acho muito ruim a não renovação da Mesa
Ela que é filha do ex-deputado José Riva, apontou como exemplo o próprio pai. Entre as confissões feitas por José Riva à Justiça, ele disse que pagou propina em troca de votos. Com o exemplo, Janaina alerta os deputados Botelho e Max, ruim para a Assembleia e também para seu pai.
“Quando falei com Botelho, ele fala, mas o Riva pai da Janaina, fazia isso: e foi ruim! Foi ruim para Assembleia e foi ruim para ele também, então, se não tiver essa visão, infelizmente a Assembleia vai continuar. Enquanto tiver o presidente ou o secretário candidatos, vamos continuar todos os anos com ele, por ser uma luta muito desigual para qualquer outro deputado.”
Leia mais: Botelho descarta manobra política para disputar nova reeleição; candidatura dependerá do STF
Questionada pelo se ainda espera reverter e conquistar apoio para disputa, a deputada novamente citou o exemplo do pai. Porém, ao responder que sim, deixou claro que irá dialogar com ética e coerência. “Eu acho que é possível, como a gente tem essa PEC é trabalhar para que essa PEC seja mantida. Agora fazer o possível dentro daquilo que seja coerente, ético, moralmente. Muita coisa que já vi na AL que não consigo fazer para ter Poder, porque sei as consequências, já vi dentro de minha casa o quanto isso é caro, depois a fatura chega.”
Leia mais: Propina paga por Riva a deputados para poderia ter construído 34 UBSs, 15 creches e até 15 UPAs
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).