Com 97% dos leitos de UTIs em Mato Grosso ocupados, o governador Mauro Mendes (DEM) ,em entrevista na manhã desta quinta-feira (25.03), garantiu que o Estado conta com insumos suficientes para atravessar o período crítico da crise.
Mauro já havia informado que uma série histórica dos Estados onde já aconteceu segunda onda aponta que a pandemia durou mais de 45 dias.
“Com relação aos insumos, Mato Grosso fez um estoque, o Governo do Estado de Mato Grosso tem um estoque que dá para atravessar essa crise, porém, nós temos Prefeituras, hospitais privados que enfrentam sim algumas dificuldades. A gente vive recebendo algum pedido de socorro de algum tipo de equipamento que falta, o Governo tenta atender, com a cautela de poder, preservar o estoque para os leitos de UTIs que nós temos”, afirmou o governador à CBN São Paulo.
Questionado sobre o fornecimento de oxigênio e medicamentos necessários para intubar pacientes Covid-19, Mendes afirmou que o momento é de atenção. Ele citou a dificuldade logística para chegar cilindros de oxigênio em algumas cidades, como exemplo citou, o município de Colniza, onde foi enviado 20 cilindros por aviões pela inviabilidade no transporte terrestre.
Leia mais: Mais de 50 cidades de Mato Grosso emitiram alerta sobre risco de faltar oxigênio, diz deputado
“Até o momento nós temos registros de possíveis problemas e sinais de alertas. Várias luzes amarelas acenderam, porém ainda não tivemos uma crise mais grave. Nós estamos dialogando muito com fornecedores, hoje mesmo tivemos uma reunião com a White Martins, tenho falado com o Ministério da Saúde. Estou comprando mais cilindros para aumentar os estoques das Prefeituras, para aumentar esse tempo de reposição, para evitar essa tragédia de alguém morrer por falta de oxigênio”, afirmou o governador.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).