O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou durante uma live realizada nesta terça-feira (15.04) que o dia 17 de abril, quinta-feira, não será feriado nem ponto facultativo na capital. Segundo ele, a Prefeitura e suas Secretarias funcionarão normalmente.
"O feriado oficial é no dia 18, Sexta-Feira Santa, e também no dia 21, segunda, em razão do feriado nacional de Tiradentes. O dia 17 permanece como dia útil no calendário municipal", afirmou Brunini.
Ele explicou que algumas escolas da rede municipal decidiram, por meio dos seus conselhos escolares, suspender as aulas no dia 17, mesmo não sendo autorizado oficialmente como ponto facultativo.
Conforme o prefeito, essa decisão foi tomada ainda no período de transição da gestão, quando parte da equipe escolar e diretiva ainda não havia sido substituída. “Infelizmente, por um erro da nossa Secretaria de Educação, foi permitido que algumas unidades inserissem essa data como dia sem aula em seus calendários letivos. Essas decisões foram tomadas de forma isolada por alguns conselhos escolares no fim do ano passado”, explicou.
O prefeito disse que a situação prejudica principalmente os pais que não são servidores públicos, pois terão que trabalhar normalmente enquanto os filhos estarão sem aula. Ele reconheceu a falha e prometeu que isso não voltará a acontecer.
“A culpa é da gestão anterior, mas também é minha. Nomeei os responsáveis e nossa equipe deveria ter evitado isso. Vamos corrigir para que não se repita em 2026, 2027 e 2028. Não aceitaremos mais esse tipo de autonomia que cause prejuízo à população. Toda e qualquer mudança deverá passar pela Secretaria Municipal de Educação e respeitar o calendário oficial”, concluiu o prefeito de Cuiabá.
Leia também - Primeira-dama interrompe resposta do governador e gera constrangimento em coletiva
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).