22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 13:37 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 13h:37 - A | A

Insegurança

Governo fecha delegacia em VG; vereadora cobra reabertura

Ela também abordou a promessa de abertura da delegacia 24 horas da mulher

Rojane Marta/ VGN

O Governo do Estado fechou mais uma delegacia em Várzea Grande. Dessa fez foi a Delegacia Especializada do Adolescente. A denúncia foi feita pela vereadora Gisa Barros, em sessão dessa quarta-feira (22.11).

Gisa destacou que o governador Mauro Mendes vem tratando com descaso a segurança pública do município e cobrou a reabertura da Delegacia Especializada, bem como, voltou a cobrar a que a Delegacia da Mulher funcione 24 horas na cidade.

Conforme Gisa Barros, quanto ao fechamento da Delegacia Especializada do Adolescente em Várzea Grande, precisou da intervenção do Ministério Público para o Governo estadual cumprir essa demanda em até 15 dias.

"Aproveito o ensejo aqui para falar sobre a delegacia especializada do adolescente Várzea Grande, que foi fechada, e que o Ministério Público pediu para o Governo estadual reabrir ela em até 15 dias. Fico feliz com o posicionamento do Ministério Público. Porque Várzea Grande sempre está sendo deixada de lado pelo nosso governador. Infelizmente", declarou a vereadora Gisa Barros.

Ela também abordou a promessa de abertura da delegacia 24 horas da mulher, que, segundo a vereadora, ficou apenas no papel, sem avanços significativos até o momento. Gisa Barros ressaltou seu compromisso em continuar cobrando essa iniciativa, dada a relevância de se ter estruturas adequadas para lidar com a violência contra as mulheres, especialmente em um Estado onde os índices de feminicídio são alarmantes.

"Mas continuarei aqui, nesta tribuna, cobrando sempre que eu subir. Vocês podem ter certeza disso, porque a gente vê que em um Estado tão violento, um Estado onde os índices de feminicídio são gritantes, a gente vê a impunidade mais uma vez, aos olhos da sociedade", afirmou Gisa Barros.

A vereadora também criticou a soltura de Carlinhos Bezerra, filho do ex-deputado Carlos Bezerra, acusado de matar sua ex-mulher e o atual namorado dela. Ela expressou sua indignação diante dessa realidade e questionou a eficácia das leis vigentes, ressaltando a necessidade de medidas mais rigorosas.

“Em um Estado tão violento, um Estado onde os índices de feminicídio são gritantes, a gente vê a impunidade mais uma ve, aos olhos da sociedade. Vimos recentemente o Carlos Bezerra Filho, o filho do Carlos Bezerra, não é porque é um político que eu não vou falar, gente, ele ceifou a vida da ex-esposa dele e já voltou para casa. Mais quantas mulheres terão que ter suas vidas ceifadas para que nossas leis sejam cumpridas ou que sejam melhoradas, para que as pessoas, os homens que cometam esses crimes paguem realmente? Porque não tem nem um ano desse assassinato, né? E esse criminoso já está solto. Fico passada de ver esse tipo de coisa. Temos que fazer com que as leis sejam cumpridas para todo. Que todos paguem pelo crime. Estamos vendo aí, mais uma vez, quem tem condição de pagar um advogado melhor, consegue, sim, voltar para casa e conviver com a sociedade. Fico pensando, terá que aumentar esse número de feminicídios para ver se melhoram, se tornam essas leis mais severas? Até quando veremos mulheres sendo mortas? O índice é alarmante”, pontuou.

Outro lado - Ao , a assessoria da Polícia Judiciaria Civil afirmou que a unidade não foi fechada, apenas passa por reforma, confira:

A Polícia Civil informa que a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Várzea Grande não foi fechada. A unidade passa por reforma, uma vez que a estrutura física se encontrava em condições precárias e o local não atendia a demanda necessária para o bom funcionamento do trabalho policial.

Em razão das atividades suspensas neste período de reforma e adequações e, para dar continuidade aos atendimentos, os servidores da DEA de Várzea Grande foram temporariamente transferidos para a DEA de Cuiabá.

A mudança temporária foi planejada, principalmente, para receber adequadamente os adolescentes infratores que, em determinadas ocorrências, necessitam permanecer na unidade policial aguardando decisão judicial sobre internação no Sistema Socioeducativo. Desta forma, a direção organizou a mudança uma vez que na DEA de Cuiabá há atendimento psicossocial e melhores condições de atendimento aos procedimentos necessários.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760