Com investimento de R$ 684 mil, o Governo de Mato Grosso entregou 15 caminhonetes para as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) na manhã desta quinta-feira (11.11). Segundo o secretário de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC-MT), Alan Porto, os veículos serão utilizados para o atendimento às escolas.
“Aqui é o novo programa do Governo do Estado de Mato Grosso para implementação das Diretorias Regionais de Ensino e dentro dessas Diretorias ela vai trabalhar com uma estrutura organizacional muito similar a que a Seduc já trabalha na Sede. Então, essa ação visa facilitar e melhorar o atendimento das 720 escolas e é um modelo que já é praticado em todos os Estados do nosso país”, declarou o secretário.
Alan destacou o 1º Seminário de Integração do Alfabetiza MT, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, bem como, o programa Mais MT Muxirum, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Estado.
“Além do mais, temos todos os nossos programas que estão sendo desenvolvidos em conjunto com os municípios em regime de colaboração que é o Alfabetiza MT, que nós vamos falar aqui hoje do 1º seminário, enfim, temos o Mais MT Muxirum e essas caminhonetes que nós vamos entregar para cada Diretoria Regional que são 15, vai facilitar no atendimento das unidades escolares. Cada Diretoria Regional faz o atendimento de várias escolas do segmento de escolas regular, escola quilombola, escola indígena e escola do campo e é mais uma ação do Governo do estado de Mato Grosso que nós estamos cumprindo a risca”, garantiu Alan.
Leia mais: Jayme defende aprovação do fundo de estabilização para “baratear” preço dos combustíveis
O secretário também externou sobre os investimentos na Educação: “O Programa Mais Mato Grosso prevê investimento de quase R$ 1 bilhão em recursos na parte da infraestrutura física e tecnológica e principalmente na parte pedagógica. Ano que vem praticamente todas as escolas estão recebendo recurso para fazer suas manutenções preventivas, recursos para conectividade que é internet de alta velocidade para as escolas”, destacou Alan.
Porta ainda destacou investimentos na formação pedagógica com apostilas com conteúdo iguais as trabalhadas nas escolas particulares, bem como, o empenho para melhorar a qualidade da aprendizagem e do ensino.
“Nós vamos avaliar todos os estudantes do Estado - Avalia MT -, com base nisso, vamos melhorar a gestão das nossas escolas e buscar os melhores indicadores que é a qualidade do ensino e aprendizagem dos nossos estudantes”, declarou.
Questionado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Alan Porto não demonstrou muito entusiasmo com o resultado, em razão da pandemia Covid-19 que prejudicou o acompanhamento de muitos alunos, que não se adaptaram ao ensino remoto ou tiveram dificuldades com acesso à internet.
“Em relação ao Ideb, a gente vai ter avaliação esse ano, tivemos uma pandemia e essa pandemia com certeza trouxe prejuízo para aprendizagem, não foi só no estado de Mato grosso, mas foi no Brasil inteiro, mas a gente está no caminho certo, nós vamos sim a curto, médio e longo prazo”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).