Em pronunciamento há pouco, o presidente de a República Michel Temer, anunciou medidas para por fim a greve dos caminhoneiros do brasil. A primeira medida é uma redução de 0,46 centavos por litro do diesel. A segunda medida anunciada pelo presidente, é que a redução irá valer por 60 dias, para que cada caminhoneiro tenha um resultado na hora de encher o tanque. A medida, equivale, segundo o presidente, a zerar as alíquotas da Cide e do PIS/Cofins.
"Cada caminhoneiro poderá planejar seus custos. Atendemos quase na totalidade as reivindicações", destacou Temer.
O presidente garantiu que o Governo irá assumir o “sacrifício no orçamento” sem nenhum prejuízo a Petrobrás – que está saindo de uma crise instalada há dois anos - para não retirar dela (Petrobras) o prestígio nacional e internacional que goza.
Michel Temer anunciou ainda, que vai editar uma medida provisória isentando pagamento de pedágio em todo território nacional, para os eixos suspensos (ou seja, caminhões vazios). A medida, de acordo com ele, vale para rodovias federais, estaduais e municipais.
Ele disse que assinou medida provisória para garantir aos caminhoneiros autônomos 30% dos fretes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Entre as propostas estava a redução à zero da alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), em 2018, sobre o óleo diesel; e a manutenção, por 30 dias, de uma redução de 10% no valor do diesel nas refinarias, que havia sido anunciada pela Petrobras, redução pela qual a empresa seria ressarcida pela União.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).