15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 10 de Maio de 2022, 14:00 - A | A

Terça-feira, 10 de Maio de 2022, 14h:00 - A | A

"na véspera de eleição"

Governador vê proibição de hidrelétricas no Rio Cuiabá como manobra dos deputados para ganhar votos

"Nem o governador, nem a Assembleia pode amanhecer um belo dia e resolver enfiar um projeto lá e aprovar e aquilo virar lei", criticou.

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) criticou duramente o projeto de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), que proíbe a instalação de Usinas Hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em toda extensão do Rio Cuiabá. Sem citar nomes dos deputados que aprovaram a proposta, Mendes “alfinetou” os parlamentares dizendo que o projeto foi aprovado por interesse eleitoral. 

Tem muito deputado querendo ganhar votos

“Primeiro: isso é uma coisa técnica, acho levantável que a Assembleia fez este tipo de lei, a toque de caixa né, tem muito deputado querendo ganhar votos na véspera de eleição. Isso tem que ser feito com estudo técnico, matéria ambiental não pode ser assim. Nem o governador, nem a Assembleia podem amanhecer um belo dia e resolver enfiar um projeto lá e aprovar e aquilo virar lei”, criticou Mendes.  

Leia mais: ALMT aprova projeto que proíbe construção de centrais elétricas no Rio Cuiabá

Mendes afirmou que aguarda uma manifestação de sua equipe técnica para decidir sobre sanção ou veto. Porém, alegando falta de fundamentações e estudos técnicos, Mauro opinou que o projeto não tem viabilidade. “Eu até concordo que aquele projeto que eu vi assim muito en passant (maneira rápida) de comentário aqui no Rio Cuiabá, que aquilo não tem viabilidade, mas quem tem que dizer isso é a SEMA, são os técnicos, são os estudos, são especialistas. Então, eu vou analisar quando chegar lá, o que a Sema vai dizer a respeito e aí que eu vou me pronunciar”, declarou.

O projeto foi aprovado na sessão ordinária de quarta-feira (04.05), com votos favoráveis dos deputados de oposição, Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT) e os deputados filiados aos partidos aliados, porém oposicionistas, Faissal Calil (Cidadania) e Delegado Claudinei (PL).

Também votaram favoráveis Carlos Avallone (PSDB), Thiago Silva (MDB), Paulo Araújo (PP), Dr. Gimenez (PSD) e João Batista (PP), Eliseu Nascimento (PL), Allan Kardec (PSB) e Sebastião Rezende (União Brasil). Estes últimos, compõem a bancada da base governista.

A deputada Janaina Riva (MDB) e o deputado Pedro Satélite (PSD) se absteve.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760