A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann defendeu nessa sexta-feira (23.06), em visita a Mato Grosso, o afastamento imediato do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, por parte do Congresso Nacional.
Hoffmann relatou que na última quarta-feira (21.06), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a Selic em 13,75% ao ano, e que a medida frustrou a expectativa do mercado em dar sinais diretos da queda dos juros a partir de agosto.
“Nós temos uma posição clara dentro do PT que o Campos Neto faz política no Banco Central. A decisão que ele tomou foi neste sentido. Não havia justificativa para manter a taxa Selic em 13,75%. Aliás, todo mercado já havia se preparado para o comunicado do BC com viés de redução de juros para agosto. Eles esperavam redução”, declarou a petista.
Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), integrantes do Governo vem pressionando o BC para reduzir a taxa de juros sob o argumento de que a inflação está em menos de 5% e, portanto, não teria sentido manter esses números na Selic.
Ainda segundo Gleisi, o comportamento de Campos Neto no Banco Central, fazendo política na instituição, pode prejudicar ainda mais o crédito para empresários, setor do agronegócio em Mato Grosso, o que pode provocar em desemprego.
“Se tem uma inflação nos 12 últimos meses de 3,95%, se você descontar da Selic de 13,75%, nós temos um juro real de mais de 9%. O segundo país com maiores juros é o México com 4%. Qual a justificativa da gente ter isso? Olha que isso implica em um financiamento de um Plano Safra, da indústria, do comércio. Isso no final vai significar desemprego, famílias endividadas. É muito triste você ver o Banco Central jogar contra o país, não é contra Lula que está jogando”, disparou.
Ao final, ela defendeu o imediato afastamento do presidente do BC: “Eu acho que ele deve ser afastado sim. O Senado tem que chamá-lo e afastá-lo porque ele faz muito mal ao Brasil. Ele e toda a diretoria que está lá”.
Leia Também - Gleisi alerta que investigação contra Edna não pode ser “politiqueira”; “tem que respeitar processo legal”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).