19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021, 14:35 - A | A

Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021, 14h:35 - A | A

Réveillon de Chapada

Gilberto recomenda evitar festa com aglomeração e fala em prudência sobre passaporte da vacina

"Cada um vai tomar sua decisão e se responsabilizar por isso", declarou Gilberto, sobre decisão do prefeito em manter festa Réveillon

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo demonstrou preocupação com a possibilidade de ampliação da disseminação da Covid-19 na festa de Réveillon que acontecerá em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá). Segundo Gilberto, o momento ainda é de “sacrifício” e recomendou “evitar” grandes aglomerações.

“Eu prefiro que se evite, que haja um sacrifício, nós estamos com 58% da nossa população com duas doses, temos um caminho longo a percorrer até 90%, então a gente escolhe os riscos que queremos correr, queremos ficar vulneráveis ao aponto que já estivemos nessa pandemia, ou se nós queremos ainda um sacrifício de todos nós, indistintamente, usarmos máscara, evitar as grandes realizações, enfim para voltar ao normal”, opinou Gilberto.

Indagado se fará uma orientação de forma oficial ao prefeito Osmar Froner (MDB) ou à Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães, Gilberto afirmou não ser necessário, segundo ele, todos têm conhecimento do risco. 

Eu tenho preocupação com toda medida que possa estimular a ampliação da disseminação do vírus

Leia mais: Pedidos de vista adiam votação de projeto que proíbe exigência de passaporte de vacina em MT

“Eu acho que o secretário de saúde e o prefeito estão mais que orientados e sabem do risco que tem as decisões que tomam, como eu já disse, foi eleito, está investido no cargo tem autonomia para tomar essa decisão e tem também essa responsabilidade pelas consequências. Não há essa necessidade de eu pegar o telefone e dizer para o prefeito ou o secretário o que fazer, cada um vai tomar sua decisão e se responsabilizar por isso”.

Gilberto também foi questionado sobre as decisões dos prefeitos em relação à exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19. Sobre a questão, Gilberto  declarou que “qualquer decisão radical sem estudo científico nesse momento não é recomendável”

“Tudo na pandemia, na minha percepção devia ser feito com base científica, com aquilo que os especialistas falam sobre o assunto e normalmente essas decisões ela leva em consideração a análise territorial, generalizar uma decisão ou de flexibilizar, ou de proibir sempre é perigoso. Então eu acho que seria prudente nesse momento não tomar uma decisão dessa natureza enquanto o próprio país não tem uma decisão disso”, declarou o secretário estadual de saúde.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760