O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo (União) avaliou em entrevista nesta quinta-feira (29.12) ser necessária a intervenção na Saúde de Cuiabá. Segundo ele, o Estado irá comprovar no processo de intervenção para onde foi os recursos destinados à Saúde Municipal, bem como, fará um “verdadeiro diagnóstico” sobre os atendimentos aos pacientes do interior.
“É importante frisar que qualquer paciente do SUS, atendido em qualquer município, recebe do SUS, então, quando Cuiabá pactua fazer determinados procedimentos está sendo remunerado pelo Ministério da Saúde, e não decide fazer isso de forma gratuita. Então, é uma ilusão falar que entendia o Estado inteiro, como se não recebesse para isso. O que vamos descobrir é para onde está indo o recurso que vem recebendo”, declarou o secretário.
Gilberto, que reassume a Saúde do Estado, afirmou que sob seu comando sempre atendeu às demandas de Cuiabá. Ele estava à frente da Saúde desde o início do Governo Mauro Mendes em janeiro de 2019, porém, se afastou para ser candidato a deputado estadual.
“Eu não privilegiei nenhum repasse a outro município e excluí Cuiabá disso, mas infelizmente os problemas foram se acumulando, trata-se da Capital o maior contingente populacional. Os maiores prestadores de serviço estão na Capital e isso está ajudando a colapsar todo sistema, por isso a intervenção era necessária.”
Segundo Gilberto Figueiredo, a decisão em nomear o procurador do Estado, Hugo Felipe Lima, como interventor para assumir a Saúde Pública de Cuiabá foi tomada ainda ontem. Ele explica que a função precisa de exclusividade. Porém, garantiu que o interventor terá toda assistência do Estado.
Leia mais: Mendes nomeia procurador como interventor para assumir a Saúde de Cuiabá
“A decisão no meu entendimento acertado pelo Governo é ter um interventor com dedicação exclusiva, com foco para isso e contando com a ajuda que for necessário ao secretário de Estado. O governador avaliou que não seria prudente utilizar o mesmo gestor, nenhum dos secretários para executar essa função, mas todos vão estar à disposição para auxiliar o interventor naquilo que for necessário”, garantiu.
Gilberto afirmou que todo o trabalho desenvolvido pelo Estado na saúde de Cuiabá será supervisionado sob a tutela do Tribunal de Justiça. “Com relatórios, com apresentação das informações levantadas com as condições que o Governo entende necessárias."
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).