O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, na live desta quarta-feira (15.07) cobrou a disponibilização à Central de Regulação, dos 20 leitos de UTIs abertos pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
“A Prefeitura de Cuiabá anunciou a criação de 20 novos leitos no antigo Pronto-Socorro, mas até a final da noite de ontem nenhum dos leitos foi disponibilizado ao Sistema de Regulação. Nossa equipe está permanentemente entrando em contato com a Prefeitura, até porque necessitando de leitos”, disse o secretário.
Questionado sobre o pedido de ajuda do prefeito para adquirir bombas de infusão para instalar novos leitos, Gilberto disse entender à dificuldade. Ele afirmou que o Estado também encontra dificuldades para adquirir medicamentos, porém, criticou Emanuel dizendo que antes de se preocupar em instalar novos leitos, deveria colocar os que já estão abertos para funcionar.
“A gente até entende as dificuldades que é de fazer a aquisição de medicamentos, isso não é uma dificuldade exclusiva do prefeito de Cuiabá, é do país. Quando se resolve o problema do respirador, entra um novo problema, que nesse caso agora é bomba de infusão. Agora, antes de nós nos preocuparmos em encontrar bombas de infusão para colocar novos leitos, talvez fosse melhor colocar para funcionar os leitos que foram anunciados há dois dias aqui em Cuiabá. Eu acho que uma coisa vem antes da outra, mas o Governo está disposto a ajudar, mas o apelo que faço é para que seja disponibilizado esses 20 leitos para o sistema de regulação”, disse Figueiredo.
Gilberto destacou que o Governo do Estado implementou 34 novos leitos que foram disponibilizados para Central de Regulação, sendo 20 leitos no Hospital Estadual Santa Casa, nove leitos no Hospital Estadual de Sinop e contratualizado junto ao Hospital São Luis em Cáceres, cinco novos leitos.
“Continuamos com uma força tarefa de ampliação no interior, até o final dessa semana entra em operação 10 em Campo Verde, 10 em Pontes e Lacerda, já em estado avançado de adequações física, 10 leitos em Água Boa, 10 leitos em Peixoto de Azevedo. Até o dia 27, o Governo do Estado está contratualizado com hospitais privado em Nova Mutum 29 novos leitos. Iniciativa já em curso, de 10 novos leitos em Confresa. Nós esperamos até o início do mês fazer mais de 150 novos leitos de UTIs, inclusive com os novos leitos no Hospital regional de Cáceres”, encerrou o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).