Gustavo Duarte
Pinheiro revelou na manhã de hoje que Estado desabilitou leitos de UTI Hospital Municipal São Benedito
“Indignado e revoltado”, essas foram as palavras usadas pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ao revelar que o Governo do Estado desativou 48 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal São Benedito.
Sem fornecer detalhes, Pinheiro em entrevista à imprensa na manhã de hoje (15.09), disse que a desabilitação foi mais um ato de “ruindade” da gestão do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM).
“É o cúmulo do absurdo. Não tem nada de ruindade para fazer, porque este povo é do mal. Essa turma que está no Estado é povo ruim de coração. É uma essência ruim. Povo que não tem compaixão pelos mais pobres, mais humildes. Rir da desgraça dos outros, povo ruim mesmo. Povo frio, calculista e que administra só para um grupinho fechado”, declarou o gestor.
O prefeito afirmou que não entende porque o Governo adotou tal medida já que segundo ele, o vírus da Covid-19 segue circulando, apesar do baixo índice de contaminação registrados nos últimos dias em Cuiabá, e que inclusive o próprio Estado pediu regulação de um paciente contaminado na rede municipal de Cuiabá.
“Não tinha mais ruindade para fazer, eles fecharam unilateralmente os leitos de UTI Covid do São Benedito. Eu resisto e queria dialogar porque a Covid ainda é uma realidade. Graças a Deus ela está diminuindo. O nosso trabalho aqui em Cuiabá, ela (vírus) está estável e diminuindo gradativamente. Ela (Covid) ainda está ameaçando a sociedade mundial. Aí vai desabilitar 60 leitos e no outro dia o Estado pediu para regular um paciente em leito no São Benedito. Não vamos negar atendimento a ninguém”, disse.
Ele ainda acrescentou: “O grau de ruindade, falta de sensibilidade, de compaixão desta turma do Governo do Estado. Isso me deixou indignado, revoltado”.
Outro Lado - A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) enviou nota ao informando sobre o caso.
Confira nota na íntegra:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que, ao contrário do informado pelo município de Cuiabá, não solicitou vaga junto ao Hospital São Benedito, mas sim à gestão municipal de Cuiabá. O Estado ainda mantém o cofinanciamento de 80 leitos de UTI Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, dos quais 52 estão ociosos, com taxa de ocupação em apenas 28,77% (dado do Boletim Epidemiológico nº 555).
A SES informa que o município tem ciência de que o cofinanciamento de leitos é realizado enquanto há necessidade, podendo ser suspenso no momento em que há redução da demanda.
É importante enfatizar que o cofinanciamento de todos os leitos do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá continua mantido. Já o Hospital São Benedito é uma unidade de referência em diversas especialidades e poderá contribuir para o avanço dos procedimentos eletivos em Mato Grosso.
Também é válido ressaltar que o Estado trabalha no reordenamento de leitos Covid-19 da própria Rede Estadual, com o objetivo de dar celeridade à realização das cirurgias eletivas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).