O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), popular Emanuelzinho, afirmou que o governador Mauro Mendes (União) teme enfrentar a deputada Janaina Riva (MDB) na disputa por vaga ao Senado na eleição de 2026.
Segundo Emanuelzinho, essa é a justificativa que explica a interferência de Mauro Mendes na formação de chapa da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL/MT) para o biênio 2025/2026.
“A interferência do gov. Mauro Mendes para tirar a dep. Janaina Riva da mesa diretora da Assembleia, (interferência que ele diz que não há, mas há!!!!!!!) se trata do medo de perder uma das vagas de Senado em 2026 com a ascensão da parlamentar. Basta olhar pra ver…”, escreveu o deputado em sua página no X, antigo Twitter.
O governador Mauro Mendes pressionou para tirar a deputada estadual Janaina Riva (MDB) da 1ª Secretaria na chapa do deputado estadual Max Russi (PSB), que pleiteia o comando da Casa de Leis na eleição marcada para início de agosto.
Em janeiro deste ano, deputada Janaina Riva manifestou interesse em disputar uma das vagas do Senado em seu aniversário . O anúncio da idade para disputar o Senado a colocou na mira do então aliado político. Porém, Mendes somente transpareceu o desconforto após Janaina pleitear o segundo cargo mais importante da Assembleia, a 1ª Secretaria é responsável pela ordenação de despesa da Casa de Leis.
Após a pressão, que resultou na exoneração do secretário de Agricultura Familiar (Seaf), Luluca Ribeiro (MDB), Janaina recuou cedendo o lugar para o deputado Dr. João. Com a mudança, a composição da Mesa ficou assim: Presidente, Max Russi; primeiro vice-presidente, deputado Júlio Campos; segundo vice-presidente, Wilson Santos; primeiro-secretário, Dr. João. A 2ª Secretaria está entre Janaina Riva e Diego Guimarães.
Leia mais:
Janaina Riva recua da disputa pela 1ª Secretaria e grupo a substitui por Dr. João
Janaina Riva celebra aniversário com dica: “já posso ser candidata a senadora”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).