O deputado e vice-líder do governo federal, Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), chamou a atenção, na Tribuna da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (03.07), ao criticar parlamentares que querem diminuir os gastos públicos, incluindo cortes nos programas sociais. Durante um debate acalorado, Emanuelzinho argumentou que o verdadeiro problema está nos privilégios do rentismo e das grandes instituições financeiras.
Emanuelzinho argumentou que o verdadeiro problema está nos privilégios do rentismo e das grandes instituições financeiras
"Tenho ouvido inúmeros colegas vociferarem na tribuna da Câmara que o Governo precisa cortar gastos. O que precisamos tirar da cabeça é a ideia de que gasto ou despesa significa jogar dinheiro no fogo", afirmou Emanuelzinho. Ele defendeu que programas sociais como a Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada são essenciais para a sobrevivência das famílias brasileiras, comparando o corte desses programas a retirar itens básicos de alimentação como pão, leite, arroz e feijão.
Para o vice-líder, os cortes de despesas devem se concentrar onde realmente há desperdício e privilégios excessivos: "Quando este Governo quer cortar despesa onde realmente ela precisa ser cortada: no rentismo, na dívida pública, nas isenções fiscais bilionárias." Ele criticou a elite financeira, composta por banqueiros e bilionários, que frequentemente ameaça especular contra a moeda brasileira e desvalorizar a economia nacional.
Emanuelzinho destacou a incoerência do mercado financeiro, que não se manifestou contra o governo anterior quando o dólar atingiu R$6 e quando precatórios transitados em julgado foram parcelados, gerando um calote de mais de R$100 bilhões. "Não se ouviu um piu dos especuladores, dos rentistas e do mercado financeiro", enfatizou.
O deputado reafirmou que o governo do presidente Lula está comprometido com a justiça tributária e a distribuição de renda. "Entre trabalhadores e especuladores, nós escolhemos as famílias trabalhadoras deste País", declarou.
A fala do parlamentar mato-grossense ressalta a necessidade de enfrentar o neoliberalismo e as estruturas do capital financeiro que, segundo ele, têm privilegiado uma minoria à custa da maioria trabalhadora. Pinheiro Neto reafirma que o governo Lula está ao lado do povo e trabalha para garantir que os cortes necessários sejam feitos onde realmente fazem diferença, sem sacrificar os programas sociais que beneficiam diretamente as famílias brasileiras. (Com assessoria).
Leia também - Com VG no mapa de situação crítica, DAE emite alerta contra desperdício de água
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).