O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), irá solicitar aos prefeitos que compõem o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá — para que não realizem carnaval ou qualquer festejo, que reúna multidões em razão da Covid-19 e do surto gripal.
“Nessa reunião eu quero pedir o apoio dos 13 municípios que compõem o consórcio — respeitando a autonomia de cada município — para podermos decidir em conjunto e evitar eventos que possam trazer aglomeração, multidões e atinjam a região, ainda em um período que a pandemia não está 100% derrubada. Ainda não vencemos essa guerra por inteiro. Avançamos muito, mas ainda não vencemos”, declarou o prefeito na segunda (03).
Emanuel também alertou sobre o surto gripal que atinge idosos e crianças. Cuiabá registrou um aumento de 60% nos atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo registrado 2.458 atendimentos nas unidades de saúde: “Agora tem um surto gripal, essa virose terrível atinge a população, tendo um foco maior nas crianças e idosos. Então temos que ter cuidado todo especial.”
Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou um agravante entre os casos de gripe e de Covid-19 em Cuiabá. Neste caso, registros de infecção simultânea também conhecido como "flurona". O nome dado a dupla infecção - é uma junção das palavras "flu", gripe em inglês, com parte da palavra "coronavírus".
A Secretaria confirmou casos coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19. Um dos registros se trata de uma mulher de 34 anos, que ficou internada em hospital particular — e já recebeu alta. Outros seis casos não foram considerados graves, uma delas, uma coinfecção por Influenza A H3N2 e rinovírus.
Dados — Desde dezembro de 2021 até essa terça-feira (4), registrou 134 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre residentes em Cuiabá. Desses, 44 foram confirmados, sendo 33 por Influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B, cinco por Covid-19 e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e Covid-19. Neste último caso, se trata de uma mulher de 34 anos que ficou internada em hospital particular e já recebeu alta.
Quanto aos moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, foram notificados 34 casos, sendo que oito foram confirmados para Influenza A, um para Influenza A H3N2 e dois para covid-19.
Em relação à síndrome gripal entre os residentes de Cuiabá, 118 casos confirmados foram repassados pelos laboratórios à Vigilância, sendo 88 por Influenza A, 21 por Influenza A H3N2, um por Influenza A H1N1 e um por vírus sincicial.
Também houve seis coinfecções por Influenza A H3N2, Covid-19 e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e rinovírus. Entre os moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, houve 19 casos confirmados, sendo 16 por Influenza A, dois por Influenza A H3N2 e um por vírus sincicial.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).