08 de Novembro de 2024
08 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 27 de Maio de 2021, 20:35 - A | A

Quinta-feira, 27 de Maio de 2021, 20h:35 - A | A

VLT x BRT

Emanuel Pinheiro Neto comemora avanço do plebiscito do VLT em Cuiabá

O plebiscito foi sugerido pelo parlamentar em audiência pública em fevereiro deste ano, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assessoria Parlamentar

Câmara dos Deputados

Emanuel Pinheiro Neto

 Emanuel Pinheiro Neto comemora avanço do plebiscito do VLT em Cuiabá - Foto: Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) parabenizou a Câmara de Vereadores de Cuiabá pela aprovação da proposta que convoca um plebiscito sobre a implantação do VLT ou BRT na capital. Aprovado em regime de urgência, o projeto permite que a população decida sobre a escolha do modal, que foi anunciada pelo governo abruptamente no início do ano.

Leia mais

Nova frota de ônibus com ar-condicionado e wi-fi começa a circular a partir de julho em Cuiabá

Emanuel foi ao plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, e destacou a importância de envolver a sociedade no debate. “Numa democracia moderna, nenhum governo pode tomar ou se valer de decisões autoritárias, unilaterais e que ponham o povo à margem das discussões sobre políticas públicas tão importantes, como a de um modal de transporte que vai garantir a qualidade na mobilidade urbana da capital”, disse.

O parlamentar criticou a demora do governo e a forma como a mudança do modal foi anunciada, considerando a complexidade da obra e todo o recurso já investido para a entrega do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que na nova decisão, passaria a ser Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).

No dia 21 de maio, o poder judiciário negou o pedido do governo que pedia o bloqueio de cerca de R$900 milhões em bens adquiridos, por parte das empresas responsáveis pelos 54 veículos, trilhos e estruturas paradas da obra.

“Eu mesmo estive em reuniões com os órgãos competentes que me garantiram que essa mudança era descabida, assim como a ideia de vender os trilhos e vagões já adquiridos. Ou seja, sempre houve informação contraditória com o governo anunciando obras e ações que nunca entregou”, completou Emanuel Pinheiro Neto.

O plebiscito foi sugerido pelo parlamentar em audiência pública em fevereiro deste ano, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas somente agora a proposta ganhou força com a aprovações dos vereadores na capital cuiabana.

“Parabenizo aos vereadores porque eles entenderam que o plebiscito não é uma oposição ao governo. Na verdade, é um alinhamento com a democracia, ouvindo quem realmente vai utilizar o transporte público e vai dizer o que é melhor para a sua vida”, concluiu.

Confira o discurso de Emanuel Pinheiro Neto na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=tI0jmcKXRlU

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760