O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) em entrevista CNN, na manhã deste sábado (11.04), afirmou que está tentado conscientizar sobre a importância de respeitar o isolamento social no combate à disseminação do novo coronavírus.
“Estamos ainda tentando o processo de conscientização a população cuiabana sobre a gravidade do novo coronavírus. Com a união de todos e cada um fazendo a sua parte, especialmente se comprometendo a mudar seus atos e sua vida, respeitando o isolamento social e protegendo os grupos de risco da sua família e do seu semelhando é que vamos conter o contágio, que ainda está na fase inicial”, disse o prefeito aos responder se pretendia multar os estabelecimentos comerciais que não fecharem as portas.
Emanuel Pinheiro frisou que caso necessário agirá de forma mais rigorosa, em relação aos comércios que desobedecerem ao isolamento, especialmente com quem tentar descredenciar a gravidade da pandemia. Porém, frisou ainda, que não foi necessário.
“Estamos num momento de práticas preventivas e informativas. Mas já estamos na segunda semana da ação, daqui para frente vamos agir de uma forma mais pedagógica, especialmente com algumas atividades econômicas e com setores da população em geral que tentam descredenciar a gravidade da pandemia. Todas as nossas medidas tem base técnica administrativa, nos últimos dias teve um destemor da população que me preocupa muito”, disse o gestor.
Emanuel reconheceu que Cuiabá, assim como o Brasil não estava preparado para a pandemia. “O fantasma a sombração do caos, do colapso ela ameaça a todos, o Brasil, Mato Grosso, Cuiabá não pode ser encarado de forma diferente. Não somos uma ilha isolada, então, a nossa preocupação agora é trocar pneu com o carro em movimento.”
O prefeito citou os pontos de saúde da Capital, três UPAs, 72 unidades básicas e quatro Policlínicas, além disso citou o reforço com a preparação de 250 leitos de enfermaria e 109 leitos de UTI para pacientes infectados pelo novo coronavírus, que serão atendidos no Hospital Municipal São Benedito.
“O isolamento é necessário para que você ganhe tempo e possa achar uma curva da ascensão da propagação do vírus, e assim possamos estruturar o nosso sistema de saúde, até porque temos a questão da saúde cotidiana, ou seja, o combate a dengue, zika, as pessoas se acidentam, esfaqueiam entre outros”, relatou Pinheiro.
Ver essa foto no Instagram
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).