24 de Fevereiro de 2025
24 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 19 de Junho de 2021, 09:02 - A | A

Sábado, 19 de Junho de 2021, 09h:02 - A | A

VLT X BRT

Emanuel comemora decisão do TRE: “Entenderam a importância do plebiscito, a voz do povo é soberana"

TRE instaurou um processo para analisar o pedido de plebiscito sobre a escolha do modal na Capital

Gislaine Morais/VGN

VGN Notícias

VGN; Emanuel Pinheiro; Prefeito;

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha anunciou na noite dessa sexta-feira (18.06), que o Tribunal instaurou um processo para analisar o pedido de plebiscito sobre a escolha entre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).

A decisão do desembargador Carlos Alberto, foi após os vereadores de Cuiabá aprovarem, em 25 de maio, em regime de urgência a convocação do plebiscito para a consulta pública sobre a definição do modal de transporte público que deve ser implantado na Capital.

Na última segunda-feira (14) o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado federal Emanuelzinho (PTB) e o presidente da Câmara, Juca do Guaraná se reuniram por videoconferência com o presidente do TRE para defender a realização do plebiscito, por considerar ser um ato democrático, uma vez que a população será consultada sobre algo que impactará diretamente no seu dia a dia.

Leia tambémIdosa morre vítima da Covid-19 em Várzea Grande

Segundo informações, o processo tramitará internamente no Tribunal para a instrução necessária e ao final, será submetido ao Plenário, a quem incumbe aprovar, se for o caso, as instruções complementares para a realização de consulta popular e seu respectivo calendário.

O prefeito da Capital afirmou que é favorável à implantação do VLT, mas destacou que o plebiscito é uma forma de legitimar a participação popular nesta decisão entre VLT ou BRT.

Para Emanuel foi uma grande conquista, o presidente do TER ouvir e entender a importância da demanda. Ele garantiu ainda, que a decisão da Câmara reforça a defesa pela democracia. "Quem tem o direito de ouvir o que é melhor para ela é a população. A legitimidade é do povo. A voz do povo é soberana”, declarou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760