Novas medidas são adotadas pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), conforme decreto que será publicado na edição da Gazeta Municipal e irá circular nesta quarta-feira (02.02), limitando em 30% a capacidade de ambientes para realização de eventos esportivos, artísticos em estádios e ginásios, eventos religiosos. O anúncio foi feito por Emanuel durante a live desta terça-feira (01.02), na rede social - Facebook.
O novo decreto traz algumas exeções, como, por exemplo, missas, cultos normais/diários - e aqueles realizados em espaços e casas de shows continuam liberados. Ainda, para acessar e permanecer em eventos citados - será necessário compravção da vacinação contra a covid-19 com a segunda dose ou dose única. Além das novas medidas, deverão ser observadas, rigorosamente, as medidas de biossegurança, já anteriormente determinadas no âmbito municipal, sob pena de aplicação das penalidades legais cabíveis.
Conforme o emedebista, dentre os motivos que levaram à adoção de novas regras, estão: o aumento de casos de Influenza e de covid-19, o aumento da taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos estabelecimentos públicos e privados de saúde de Cuiabá, por pacientes infectados pela covid-19, a orientação aos municípios emanada da 14ª Reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública - COE/SES-MT, além do nível de avaliação de risco de Cuiabá diante da situação epidemiológica de Mato Grosso.
Emanuel Pinheiro disse que para vencer a pandemia, o município trabalha com campanhas e imunização. “Tudo que eu mais quero é vencer essa pandemia. Trabalhamos intensamente, mantemos uma campanha, a Vacina Cuiabá, com mais de um milhão de doses aplicadas, mas, diante do cenário, é preciso que tenhamos precaução”, afirmou o prefeito.
No caso das missas e cultos normais, fica mantida a necessidade de medidas de biossegurança, com distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool para higienização das mãos.
Conforme o monitoramento dos casos de covid-19, as medidas previstas do decreto poderão ser alteradas. “Torço para que essas medidas sejam rápidas e passem logo, afinal estamos avançando na imunização”, observou Emanuel.
Leia também
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).