22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 16 de Março de 2023, 09:14 - A | A

Quinta-feira, 16 de Março de 2023, 09h:14 - A | A

Agência Nacional de Águas

Em Brasília, Jayme e Kalil cobram celeridade em análise para instalação de nova ETA em VG

Botelho estava com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) e o senador Jayme Campos (União) na Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.

Adriana Assunção/VGN

Em reunião na Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, o senador Jayme Campos (União) e o prefeito Kalil Baracat ( MDB) pediram celeridade na análise do pedido para instalação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Imigrantes, na região do bairro Sete de Maio, em Várzea Grande, que terá capacidade de tratamento de 125 litros de água por segundo, ou 10,8 milhões de litros diários.  

Conforme o senador, a ANA tem até julho deste ano para analisar, mas, diante da situação que Várzea Grande enfrenta em relação ao abastecimento de água, eles pediram mais atenção e rapidez na análise.

Com objetivo de entregar água tratada e ininterrupta, o prefeito assinou na semana passada um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece que o município terá, ainda, que apresentar ao Ministério Público, no prazo máximo de 10 dias, a outorga a ser expedida pela ANA. 

Leia mais: Kalil e MPE assinam TAC sobre licença de obras da ETA em VG; plano é entregar água tratada e ininterrupta

Demostrando preocupação com o período de seca, o prefeito Kalil Baracat destacou em suas redes sociais, que pediu o prazo de 180 dias para Agência analisar. "Estivemos hoje, quarta-feira, 15 de março, em Brasília, reunidos na Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), acompanhado pelo senador Jayme Campos para pedirmos que o prazo de 180 dias para análise da outorga da exploração de água para a construção da terceira ETA (Estação de Tratamento de Água) construída por nossa gestão em Várzea Grande fosse reduzido, para fazermos o enfrentamento durante o período de seca", escreveu Kalil. 

Já o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho (União), que também esteve em Brasília, afirmou à imprensa, que Kalil pleiteia uma autorização para captar água do Rio Cuiabá, e isso precisa passar pela aprovação da Agência Nacional. "Fomos lá (ANA) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e acredito que isso está praticamente resolvido, será autorizado. Já temos recurso para a construção da ETA – o senador colocou emendas e o governador também está ajudando – então, estamos trabalhando para resolver esse problema de água em Várzea Grande”, destacou Botelho.

Leia mais: Botelho diz que concessão da BR-163 deve ser concluída ainda em março

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Álbum de fotos

Reprodução instagram

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760