22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 15:14 - A | A

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 15h:14 - A | A

ELEIÇÕES 2024

Eleitores podem denunciar irregularidades via aplicativo Pardal a partir desta sexta (16)

Conforme a Justiça Eleitoral, as denúncias podem ser feitas a partir desta sexta-feira (16)

Redação VGN

Os eleitores que identificarem indícios de irregularidades eleitorais nas eleições de 2024 já podem realizar denúncias pelo aplicativo Pardal. Reconhecido como a principal ferramenta de controle social das eleições no Brasil, o aplicativo recebeu 38.747 denúncias em 2022. Em Mato Grosso, foram registradas 593 denúncias, sendo a maioria relacionada a candidatos ao cargo de deputado federal.

"Encorajamos todos os eleitores a utilizarem o aplicativo Pardal. Ele é a mais importante ferramenta digital para que os cidadãos possam informar a Justiça Eleitoral e o Ministério Público sobre infrações e irregularidades observadas nas campanhas eleitorais em seus municípios", destacou o juiz ouvidor eleitoral substituto, Luis Otávio Pereira Marques.

O magistrado explicou que as denúncias podem ser feitas a partir desta sexta-feira (16.08). "O registro de candidaturas se encerra na quinta-feira (15) e, no dia seguinte, é permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet, a realização de lives, o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a distribuição de material gráfico, além de caminhadas, carreatas ou passeatas. É no dia 16 que a campanha efetivamente começa, e é a partir daí que o Pardal ganha grande relevância para denúncias", reforçou.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download nos sistemas iOS e Android, ou pode ser acessado via formulário online. Veja aqui um infográfico que explica o funcionamento do Pardal.

Ainda utilizando as eleições de 2022 como referência, Cuiabá foi a cidade com o maior número de denúncias no Estado, totalizando 185. As denúncias cadastradas no aplicativo são encaminhadas à Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. Vale ressaltar que a apuração dessas irregularidades é de responsabilidade do Ministério Público Eleitoral.

Leia tambémSenado aprova PEC que livra partidos de multas e altera regras para cotas raciais

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760