por Edina Araújo/VG Notícias
Eleitores de Glória D'Oeste (304 km a Oeste de Cuiabá), e Juara (730 km da Cuiabá), voltam às urnas neste domingo (07.07), para eleger novos prefeitos. A eleição nas duas cidades mato-grossenses ocorre devido à anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. Uma eleição é anulada pela Justiça Eleitoral quando o candidato que obtém mais de 50% dos votos válidos tem o registro de candidatura indeferido.
Na cidade de Glória D'Oeste, Nilton Borges Borgato (PP), Paulo Remédio (PPS) e Roberto Carlos Barbosa (PV) disputarão os votos dos 2.492 eleitores.
Nilton Borges Borgato (PP), teve seu registro de candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado por peculato, crime contra a administração pública.
Juara - Em Juara, 23.839 eleitores vão às urnas para decidir quem assumirá a Prefeitura da cidade. Valdinei Holanda (DEM), que também disputou as eleições 2012, terá como concorrentes: Edson Piovesan (Coligação “Juara mais Forte”), Lourival de Souza Rocha (Coligação “Juara é do Povo”) e Denílson Brito de Almeida (PT).
A instituição da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012 reforçou o trabalho da Justiça Eleitoral para barrar candidatos “ficha suja”. É o caso de Oscar Bezerra (PSB), que conquistou mais de 50% dos votos nas eleições municipais de Juara, contabilizando 9.948 votos contra 7.566 dos adversários, Alcir Paulino (PSD) e Cida Feliz (PP).
O prefeito eleito de Brasnorte, a 562 quilômetros de Cuiabá, Eudes Tarciso de Aguiar (PSD), e seu vice, Nilson Kokoginski (PP), tiveram o registro de candidatura negado sob a acusação de compra de votos. (Com informações TSE).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).