O senador Jayme Campos (DEM) comentou nesta quinta-feira (14.05), sobre a possibilidade de adiamento das eleições municipais, por causa da pandemia. Segundo ele, até o momento, a eleição será mantida na mesma data, no entanto, se necessário, o pleito poderá ser adiado para os meses de novembro ou dezembro.
“O ministro [Luís Roberto] Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral, já declarou que o calendário [das eleições] se encontra da forma como está previsto, todavia, há a possibilidade, diante dessa pandemia, de ser postergado para duas datas, inicialmente, 15 de novembro ou 6 de dezembro”, disse.
Segundo Jayme, também com o objetivo de adiar as eleições municipais, estão tramitando no Congresso Nacional várias Propostas de Emenda à Constituição (PEC). Algumas dessas propondo, inclusive, que o mandato dos atuais prefeitos e vereadores sejam prorrogados por mais dois anos, para, assim, unificar as eleições municipais com a majoritária.
Para o democrata, considerando a emergência de saúde pública, agora não é o momento de se discutir sobre política partidária e sim sobre soluções para a saúde e economia do país. Segundo ele, ambos os assuntos têm que ser abordados de maneira igualitária.
“Só para se dar o exemplo, ontem o Dólar bateu quase R$ 6. Isso é muito ruim, naturalmente, para a economia, para o Brasil e, sobretudo, se não for dessa forma, se todos nós não nos unirmos e buscarmos soluções, certamente teremos dias críticos, difíceis”, afirmou.
Jayme chegou a citar uma fala do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que declarou nesta manhã que caso a economia não reaja, o Governo Federal não conseguirá pagar seus servidores nos próximos meses.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).