Nenhum dos oito deputados federais que representam Mato Grosso na Câmara Federal constou na lista dos 50 congressistas mais atuantes do Brasil. O estudo foi feito pela plataforma Atlas Político, e divulgado nesta quinta-feira (11.09).
Conforme o estudo, os parlamentares mato-grossenses estão com péssimo desempenho no Congresso Nacional.
Dos 513 deputados que hoje estão em exercício de suas funções, os cinco mais atuantes, segundo o estudo, são: Chico Alencar do PSOL-RJ, com 4.59 pontos, Manuela D'Ávila doPCdoB-RS e Fátima Bezerra do PT-RN – ambas com 3.99 pontos -, André Moura do PSC-SE com 3.98 e Roberto de Lucena do PV-SP com 3.97.
Referente aos oitos deputados por Mato Grosso, Valtenir Pereira (PROS) é o que está mais bem pontuado. Na 86ª posição, Pereira consta com 2.8 pontos, seguido de Carlos Bezerra (PMDB) que está na 92ª posição do ranking com 2.76 pontos – ambos disputarão a reeleição nestas eleições.
Já o deputado e candidato ao Senado Federal, Wellington Fagundes (PR), ocupa 99ª posição com 2.73 pontos. O democrata Júlio Campos aparece na 99ª posição com 2.52 pontos, Eliene Lima (PSD) com 2.47 pontos na 159ª posição.
Dados - De acordo consta no site responsável pela pesquisa, o estudo foi feito para mostrar a competência dos congressistas em defender suas agendas políticas, independente de suas posições ideológicas. Apesar de citar no perfil individual se o candidato é ficha limpa ou não, esse não é um fator considerado na nota.
O ranking se baseia em cinco critérios numéricos: Representatividade (deputados que se elegeram com votações expressivas); Campanha Responsável (os gastos do candidato comparados ao total de votos); Ativismo Legislativo (projetos apresentados); Debate Parlamentar (participação em debates e fiscalização); e Fidelidade Partidária (se o candidato permaneceu no mesmo partido e se votou de acordo com as orientações da legenda).
Cada item representa uma nota de 0 a 1, que, somadas, compõem a média final. Quanto mais próximo de 5, melhor avaliado o político é. Com informações Exame.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).