O deputado federal Dr Leonardo (Solidariedade), cobrou mudanças na regra de distribuição de vacinas para os Estados, já que a doença mudou e está disseminando mais em jovens. O deputado classificou como desculpa as regras que definem a distribuição por faixa etária e não pela quantidade populacional.
“Não vou aceitar a desculpa de que Mato Grosso recebe menos vacinas porque a população é mais jovem em relação a outros Estados, se essa regra pode mudar! Cobrei isso diretamente do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que garantiu que levará o tema à Secretaria do Plano Nacional de Imunização. Precisamos de vacinas para acabar com essa tragédia que está acontecendo no nosso Estado”, declarou o parlamentar.
Sobre a demanda, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se comprometeu, durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (31.03) tratar o assunto com a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Leia mais: Cuiabá está entre as Capitais do Centro-Oeste que menos recebeu vacina
Conforme o Ministério da Saúde, a distribuição contabiliza o percentual da população convocada de cada Estado, são elas, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas com deficiência institucionalizadas; povos Indígenas; trabalhadores da Saúde; pessoas de 70 anos ou mais; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas; pessoas de 65 a 69 anos entre outras. E também é priorizada segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).