VGN / VG Notícias
Mato Grosso é o primeiro no país em taxa de mortalidade por Covid-19, disse deputado ao justificar necessidade de instauração de CPI
O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT) revelou nesta sexta-feira (06.08) que a partir da próxima semana irá colher assinaturas dos demais 23 deputados, para protocolar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar ações e suposta omissão do Governo do Estado no combate à pandemia.
Lúdio disse que há dias vem pensando sobre o assunto, principalmente com número de óbitos no Estado em decorrência da doença, o que segundo o deputado, deixa Mato Grosso em primeiro lugar em mortalidade por Covid-19.
Leia Também - Lúdio nega ter protelado aprovação da Previdência; “tentei fazer justiça de verdade aos aposentados”
“A justificativa é uma só: Por que Mato Grosso é o primeiro no país em taxa de mortalidade por Covid-19? Porque se Mato Grosso fosse o Brasil nós já tínhamos passado de 800 mil mortes. Um Estado que no início da pandemia o governador dizia: nós temos uma população pequena, território grande, baixa densidade demográfica, temos o calor e a pandemia não nos fará mal. Depois de 16 meses, Mato Grosso é o Estado em que as pessoas morreram, proporcionalmente por coronavírus. Essa questão me incomoda muito e precisa de resposta”, declarou o parlamentar.
Ainda segundo ele, a CPI é a ferramenta correta para que os deputados possam investigar “a fundo” todas as ações desenvolvidas pelo Estado para combater a pandemia, assim como reduzir o número de óbitos, como também dar uma resposta à população.
“Essa ferramenta (CPI) que eu venho analisando com muito cuidado já, há algum tempo, para apresentá-la com segurança para buscar as respostas que a população precisa por agora e para o depois. Uma ferramenta que dá ao parlamento a possibilidade de investigar com a profundidade necessária as ações do Governo na pandemia”, finalizou Lúdio.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).